Como identificar um problema de um cliente?

Perguntado por: ubaptista8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

A única forma de identificar o problema do cliente é assumindo uma postura de ouvinte. Você provavelmente já percebeu que ouvir é mais importante do que falar em uma interação comercial, mas não se trata apenas de aumentar o tempo que nos dedicamos a ouvir.

Como identificar o perfil do cliente ideal

  1. Analise os clientes atuais.
  2. Conheça bem as suas soluções.
  3. Defina o seu público-alvo.
  4. Defina uma persona.
  5. Faça um mapa de empatia.
  6. Acompanhe os influenciadores do seu segmento.
  7. Faça pesquisa de mercado.

principais perguntas para definir sua persona

  1. perguntas sobre dados pessoais. A princípio, toda persona tem nome, idade, sexo. ...
  2. perguntas para definir persona ligadas à profissão. ...
  3. perguntas sobre hábitos de consumo. ...
  4. perguntas para definir persona ligadas aos problemas enfrentados. ...
  5. perguntas sobre as possíveis objeções.

Perda da lucratividade. Comprometimento da imagem da empresa. Perda do poder de competitividade. Baixo engajamento e rendimento da equipe.

Diminuir o tempo de espera
Essa é uma das principais dificuldades no atendimento ao cliente das empresas e, com certeza, o fator que mais incomoda um usuário em relação ao atendimento. E não é à toa, afinal, quem gosta de ficar longos minutos esperando para ser atendido?

SPIN Selling é uma metodologia de venda baseada em quatro tipos de pergunta: Situação, Problema, Implicação e Necessidade. É uma das principais abordagens utilizadas na negociação de produtos complexos (de alto valor agregado) e, por isso, ganha destaque no mercado B2B, embora também entregue resultados nas vendas B2C.

As perguntas de sondagem pedem mais detalhes sobre um assunto específico. Muitas vezes são perguntas de acompanhamento como: 'Você poderia me contar mais sobre isso? ' ou 'Por favor, explique o que você quer dizer.

Lamento muito que você teve uma experiência ruim. O primeiro passo — fundamental — em uma frase de desculpas ao cliente é, de fato, o pedido de desculpas. Ao estruturar a mensagem, o agente de vendas deve expressar seu arrependimento e ser o mais claro possível ao dizer que sente muito pelo que aconteceu.

5 dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  • Tratar o cliente sem personalização. ...
  • Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  • Dizer mentiras. ...
  • Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  • Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  • Demorar muito para atender. ...
  • Não ter seriedade no atendimento.

4 tipos de clientes: conheça seu perfil

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

Abaixo, vamos conferir os três tipos de clientes que todo negócio tem e a importância de cada um deles:

  • 1º: SABE QUE PRECISA DO PRODUTO (ele procura e está extremamente motivado para adquirir esse produto) ...
  • 2º: o cliente que SABE E DEFERE (enrola ou procrastina) ...
  • 3º: O QUE NÃO SABE, MAS PRECISA.

Como conhecer o cliente? 5 dicas para colocar em prática

  1. Tenha um banco de dados atualizado. Parece óbvio, certo? ...
  2. Faça uma pesquisa de mercado. Uma das principais maneiras de conhecer o cliente é perguntando a eles. ...
  3. Crie pesquisas de satisfação. ...
  4. Analise as mídias sociais. ...
  5. Atente-se aos padrões de comportamento.

O primeiro passo para a pesquisa de persona é analisar os mais variados dados do seu público-alvo para encontrar características em comum entre eles. Além disso, vale a pena estudar tanto os consumidores que estão satisfeitos com seus serviços ou produtos quanto os que não estão.

As perguntas da pesquisa de perfil são um questionário que visa identificar os pontos de dados demográficos dos entrevistados e verificar se eles atendem a todas as listas de verificação necessárias para a pesquisa e, portanto, verificar a elegibilidade.