Como identificar um problema cerebral?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Quais os sintomas de problemas neurológicos?

  1. Dor nas costas e no pescoço.
  2. Cefaleia.
  3. Dor ao longo de uma via nervosa (como na ciática ou herpes zóster)
  4. Disfunção muscular.
  5. Tremor (agitação rítmica de uma parte do corpo)
  6. Paralisia.
  7. Movimentos involuntários (não intencionais) (como tiques)
  8. Anomalias na locomoção.

Normalmente, quando um paciente bate a cabeça em um acidente, ele é submetido a um teste neurológico, seguido da tomografia. O exame é pedido para ver se há lesões no tecido cerebral.

Problemas de movimento. Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Eventualmente, são solicitados exames laboratoriais e de imagens (hemograma, ultrassom transcraniano, para verificar a circulação sanguínea cerebral, ou mesmo tomografia e ressonância magnética, para avaliar a estrutura cerebral).

Alzheimer — Doença que afeta 15% dos pacientes acima dos 65 anos. Por isso, é considerada a mais comum doença neurodegenerativa. A causa ainda não é conhecida, mas estudos demonstram haver relação com uma mutação genética dos neurônios, bem como haver maior prevalência em famílias com histórico anterior da doença.

Tique nervosos, tontura frequente, insônia, formigamento, hipertensão arterial confirmada, úlcera, pesadelos, dificuldades sexuais, hipersensibilidade emotiva, apatia, cansaço excessivo, impossibilidade de trabalhar, angústia, irritabilidade, perda do senso de humor, problemas de pele prolongados.

Classificado como “COVID de longa duração” ou “Névoa cerebral”, o novo quadro que se apresenta é um tipo de inflamação que ocorre no líquido em torno do cérebro e da medula espinhal (líquido cefalorraquidiano), causando transtornos a longo e médio prazos, tais como: perda de memória, fadiga, confusão mental, ...

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão; Perda de apetite ou de peso; Dores e desconfortos no local onde surgiu; Dificuldades na respiração.

A ressonância magnética do crânio auxilia no diagnóstico de doenças neurológicas, infecciosas, traumáticas e oncológicas. O exame é altamente tecnológico e fornece informações importantes sobre estruturas internas da cabeça, incluindo o cérebro.

Quais são os exames neurológicos?

  • Doppler transcraniano;
  • Punção lombar;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • Eletroencefalograma;
  • Angiotomografia de crânio.

Por isso, é preciso estar muito atento às doenças cerebrais. Qualquer tipo de distúrbio nesta região pode afetar sua capacidade motora (fala e respiração) ou cognitiva (memória e aprendizado). E os motivos são variados: genética, infecções, lesões, má alimentação ou sedentarismo.

1. O que são Doenças Neurológicas? As doenças neurológicas são patologias que interferem no funcionamento do sistema nervoso central e periférico. Em termos práticos, as doenças neurológicas afetam o cérebro, a medula espinhal, nervos (cranianos e periféricos), raízes nervosas e músculos.

5 sinais de que é hora de visitar um Neurologista

  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios de sono e movimento;
  • Demências;
  • Tumores;
  • Crises convulsivas e epilepsia, etc.

O neurologista é responsável pelo tratamento e diagnóstico de doenças que envolvem o cérebro humano, para que o indivíduo consiga interagir com outros seres de forma saudável.

As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são: Cefaleias ou dores de cabeça. Distúrbios do sono (insônia, excesso de sono, sono não restaurador, ronco, apneia do sono) Doenças cérebro-vasculares (AVC) ou “derrames”

Para que seja feita uma “varredura” completa, o check-up neurológico consiste em uma entrevista do médico para saber sobre o histórico familiar e também em uma bateria de exames. Cada um cada um desses procedimentos são realizados para avaliar as condições gerais do cérebro e dar ao médico um panorama da situação.

A resposta para isso é que, basicamente, enquanto a neurologia trata de estudar a relação entre o cérebro e os demais órgãos do corpo, a psiquiatria estuda também as relações dos indivíduos em ambiente externo.