Como identificar um pai ruim?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Então, confira agora mesmo algumas das características de um pai ou uma mãe tóxica:

  1. Culpam os filhos por suas próprias decisões e frustrações;
  2. Cobram exageradamente e não reconhecem ou valorizam os esforços da criança;
  3. Expõem a vida pessoal dos filhos;

Um pai tóxico fará com que seus filhos se sintam mal. Por que os pais são tóxicos? temos que lidar com nossas próprias atitudes. Jesus nos disse para amar e orar até mesmo para os nossos inimigos (Mateus 5:44-45).

Comparação desnecessária. A comparação gera inveja, que por sua vez, é prejudicial para o desenvolvimento infantil. Os pais tóxicos não sabem valorizar o próprio filho e sempre acham que o dos outros é melhor. Por isso, comparam em tudo e dizem isso à criança – até nos pequenos detalhes.

Controladores
“Antes, pais tóxicos se impunham, com limites muito agressivos, em vez de acompanhar a autonomia dos filhos”, diz Saraco. Exemplos típicos são os pais que forçaram seus filhos a seguir determinadas carreiras ou seguir certas tradições familiares. “O efeito no filho é que ele não consegue tomar decisões.

Sim, é muito comum que pais e filhos enfrentem conflitos e guardem mágoas decorrentes disso. Todas as nossas relações estão sujeitas a isso. Mas ódio e raiva são emoções que, quando não compreendidas e não expressas, podem levar a uma série de problemas inclusive de saúde física.

Em uma família tóxica, os conflitos são constantes e frequentes, não existe diálogo, confiança, empatia ou até mesmo pedido de desculpas, o que afeta diretamente a saúde mental das pessoas. Além disso, os diálogos acusatórios, agressivos e vitimistas são bastante presentes.

O comportamento controlador, explicam os pesquisadores, é aquele que não permite que as crianças tomem suas próprias decisões, não os deixa pensar por conta própria ou ter suas próprias opiniões, invade sua privacidade, ou promove a dependência dos pais.

Quando Deus chama Abrão, diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gên. 12:1).

"Você ora pra Deus tirar da sua vida tudo aquilo que te faz mal. Então, Deus ouve sua oração e começa a agir.

Continue conosco!

  • #1 Amor incondicional. ...
  • #2 Cuidado, sustento e proteção. ...
  • #3 Disciplina e correção. ...
  • #4 Perdão inabalável.

Ouça-o e entenda por que ele está magoado
Muito provavelmente, você quer que as pessoas te entendam, tenham empatia com você e que seus sentimentos sejam validados. Embora seja difícil ouvir sobre o quanto você magoou seu filho, você precisa fazer isso para entender exatamente como você o machucou e por quê.

Psicóloga: A psicoterapia familiar pode realizada no sentido de abrir os canais de comunicação. Muitas vezes o conflito acontece quando uma das partes, o pai ou o filho, não tem empatia, ou seja consegue perceber o ponto de vista da outra pessoa e sentir como seria estar na posição do outro.

Como ajudar a criança a lidar com um pai (ou mãe) ausente

  1. Responda com sinceridade. ...
  2. Inclua a criança na conversa. ...
  3. Respeite os sentimentos. ...
  4. Não a vitimize. ...
  5. Mostre as características positivas. ...
  6. O acompanhamento psicológico é necessário? ...
  7. Deixando as portas abertas para o pai ou mãe ausente.

Os pais são protetores dos filhos desde o primeiro contato com o mundo e são eles que ensinam tudo, sendo também os primeiros exemplos de vida. Eles estabelecem o vínculo da criança com o meio ambiente, desde que ela nasce até o decorrer da vida e isso influencia diretamente na construção da identidade.

Alguns pais irritam seus filhos quando os tratam como se fossem seus escravos pessoais, fazendo exigências sem sentido e usando os filhos para satisfazer exigências pessoais que nada têm a ver com criar os filhos na disciplina do Senhor.

5 sinais de que vocês são pais controladores

  1. 1 1. Vocês invadem a privacidade.
  2. 2 2. Vocês querem gerenciar a vida dos filhos.
  3. 3 3. Vocês estimulam a dependência.
  4. 4 4. Vocês fazem chantagem psicológica.
  5. 5 5. Vocês enxergam amigos e namorados dos filhos como rivais.

Seja qual for a sua história, separamos algumas reflexões abaixo para ajudá-lo a tomar uma decisão sobre a possibilidade de perdoar seus pais tóxicos.

  1. Você precisa apenas de você Este não é um conselho para incentivar o egoísmo. ...
  2. Você pode tentar entendê-los. ...
  3. Você pode seguir adiante. ...
  4. Você pode pedir ajuda.