Como identificar um material dúctil?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O principal teste para identificar a ductilidade de um material é o ensaio de tração, procedimento que realiza a aplicação de forças perpendiculares à superfície da amostra até ocorrer sua ruptura. Dessa forma, é possível saber qual a capacidade do objeto em suportar essas tensões até se romper totalmente.

Materiais dúcteis têm a propriedades de que quando estão sob a ação de uma força, podem estirar-se sem romper-se, transformando-se num fio. Exemplos de materiais dúcteis são o ouro, o cobre e o alumínio. Por outro lado, um material frágil é um material que não pode se deformar muito.

Ductilidade é uma propriedade dos fixadores. Ela indica o grau de deformação que o material consegue suportar (a chamada deformação plástica) antes de se romper totalmente. De maneira simplificada, o conceito define a maleabilidade da peça, informação muito importante para a escolha dos fixadores ideais.

Ouro é extremamente dúctil! Pode ser trefilado até diâmetros extremamente pequenos. Trinta gramas de ouro (equivalente a uma onça, ver imagem abaixo) pode ser trefilado em um fio finíssimo com 80 km de comprimento, e 5 micrômetros, ou 5 milionésimos de metro, de diâmetro, sem romper!

1. Que pode ser estendido na fieira ou a martelo sem se quebrar. 2. [Figurado] Fácil de moldar.

Um material dúctil pode romper-se sem deformação plástica apreciável, ou seja, de maneira frágil, quando as condições abaixo estiverem presentes: · velocidade de aplicação da carga suficientemente alta; · trinca ou entalhe no material; · temperatura de uso do material suficientemente baixa.

Ductilidade e fragilidade: A tendência de um material a deformar-se significativamente antes de se romper é uma medida de sua ductilidade. A ausência de deformação significativa antes da ruptura é chamada de fragilidade.

Enquanto o metal dúctil é caracterizado por se dobrar e deformar facilmente sem fraturar, o frágil é quebradiço e caracterizado pelo contrário: ausência de deformação. Assim, quanto maior a ductilidade do aço, menor sua fragilidade.

O ouro é o mais maleável e o mais dúctil dos metais. Com 1 g desse metal, podem-se obter até 2.000 m de fio ou lâminas de 0,96 m² e apenas 0,0001 mm de espessura.

As propriedades mais conhe- cidas dos metais surgem da natureza dessa ligação: metais são maleáveis e dúcteis porque os elétrons podem ajustar-se rapidamente à mudança dos cátions para uma nova posição, e eles são lustrosos porque os elétrons podem responder quase livremente a uma onda incidente de radiação ele- ...

Deformação dúctil: quando as rochas se encontram num estado relativamente plástico (a grandes profundidades), dá origem ao aparecimento de estruturas como dobras, foliações, etc.

Calcule a área de secção transversal original (Ao) do cilindro usando o diâmetro na seguinte equação: A=pi(d/2)^2.

A ductilidade é uma das diversas propriedades mecânicas dos metais que lhe confere a qualidade de suportar a maleabilidade a ponto de se deformar sem se romper. É a capacidade de ser deformado, esticado e dobrado, sem rachar e sem perder sua resistência. Ex.: ouro, prata, cobre etc.

Maleabilidade e ductibilidade: maleabilidade é a capacidade de moldar os metais em lâminas finas, por martelar o metal aquecido ou passá-lo por cilindros laminadores; e a ductibilidade é a transformação de fios por fazer o metal passar por furos sob aquecimento.

É a combinação de duas propriedades: resistência e ductilidade. Não confundir com esta última, pois um material pode deformar-se plasticamente (dúctil), mas não ter resistência. Um material com resistência e ductilidade altas tem mais tenacidade do que outro com pouco dessas duas propriedades.