Como identificar um marido opressor?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Baixa autoestima, angústia constante, isolamento das pessoas mais próximas, medo, insegurança, culpa, atitude extremamente passiva e negação do problema são alguns dos sintomas que a pessoa abusada passa a apresentar ao longo do tempo.

Homens perigosos apresentam comportamentos que comunicam sua crença de que suas atitudes são justificadas. Além disso, um homem perigoso pode não ter a menor intenção de ferir você fisicamente, mas sim de outras formas, como emocionalmente, sexualmente ou criminalmente.

Sinais do Relacionamento Abusivo – Situações comuns
Você sofre humilhação e julgamento por conta do seu passado. Ou seja, seu parceiro não gosta nada de relacionamentos anteriores, profissão e até comportamento sexual. Deixa de ter liberdade. Não pode ter relação com amigos ou família.

Normalmente, em um relacionamento abusivo, o opressor leva o abusado a acreditar que esse tipo de relação é a melhor que ele pode conquistar. O alvo do abusador é fazer o abusado sentir-se fraca(o), de modo que ele/ela possa ter poder.

Pessoas opressoras formam um conjunto social que não permite a livre manifestação, que tem o poder de oprimir e muitas vezes humilhar e diminuir aqueles que se colocam contra o comportamento ou forma de pensamento vigente.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

As crises no casamento começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. Parece que o casal não consegue mais se entender, então, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Já tóxico é tudo aquilo que tem a “propriedade de envenenar; que faz mal para o organismo”. Masculinidade tóxica, portanto, seria a existência ou o comportamento designado ao gênero masculino que causa malefícios, tanto a ele próprio quanto à sociedade ao seu redor.

Ele é inseguro: homens que encostam demais tendem a ser inseguros. Quando o parceiro não está confortável ou certo de que a relação vai bem ele começa a encostar nos braços, ombros, costas e mãos da parceira, pois na verdade ele gostaria de agarrá-la. Esse tipo de homem costuma olhar muito para baixo também.

Os homens mulherengos gostam de conquistar as mulheres com as palavras certas.

  1. Preste atenção aos tipos de elogios que recebe. ...
  2. Muitos homens mulherengos também inventam um ou mais apelidos para as mulheres, como "linda", "gata", "princesa" etc.

Não aceite humilhações
Ser humilhada é inadmissível em qualquer situação, imagine quando isso parte do próprio marido. É preciso saber se impor na relação para não deixar que a situação se torne irreversível. No entanto, é importante também conseguir identificar quando você está passando por esse tipo de situação.

7 maneiras de responder quando alguém te humilhar

  1. Tente não responder impulsivamente. ...
  2. Coloque o foco em outra pessoa. ...
  3. “Podemos conversar em particular?” ...
  4. Saia da situação. ...
  5. Procure ajuda. ...
  6. Tente não agir de forma vingativa. ...
  7. Procure figuras de autoridade.

É necessário ser forte e perdoar a si próprio ao errar; sentir-se mal com as ações que realizou ajuda as pessoas a examinarem e descobrirem problemas com seus comportamentos. Ainda assim, você pode fazer essa análise sem ser humilhado; após alguma ação, pergunte a si mesma se a repetiria novamente.

Como lidar com pessoas ignorantes

  1. Seja direto. Quando a pessoa for grosseira com você, converse com ela e fale sobre como você se sente. ...
  2. Não absorva. ...
  3. Releve. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Dê o exemplo. ...
  6. Mude o foco. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.