Como identificar um malandro?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os malandros são aqueles que trabalham mal de propósito, que se aproveitam dos outros, que sempre se dão bem, que ganham as coisas com o mínimo de esforço e ainda assim não perdem o emprego. Eles fazem isso porque sabem que, numa equipe, o chefe vai destinar os problemas mais difíceis e importantes aos mais esforçados.

Significado de Malandro
adjetivo Diz-se da pessoa que se utiliza da esperteza para sobreviver sem trabalhar, geralmente abusando da confiança de outras; vadio. Diz-se de quem é esperto, astuto; sagaz. Que é indolente; preguiçoso. Etimologia (origem da palavra malandro).

Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade, são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem. Ainda que tratado muitas vezes como Exu, os Malandros não são Exus.

Há vários nomes conhecidos dos malandros na umbanda, como Zé Malandro, Zé do Coco, Zé da Luz, Zé de Légua, Zé Moreno, Zé Pereira, Zé Pretinho, Malandrinho, Camisa Listrada.

O mal do malandro é achar que só a mãe dele fez filho esperto.

Considerados de uma regência bem mista, os Malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são de estrada -, podem aparecer também na Esquerda com regência de Exú – como o famoso Zé Pilintra -, e ainda se apresentarem na cura, com uma fitinha branca em seu chapéu sendo regidos por Oxalá.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Que rouba e não cumpre a lei: 3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.

Isso é exatamente o que ele quer.
...

  1. Vá com calma. Não o encante. Apenas permita que o cafajeste saiba que você gosta de conversar com ele.
  2. Mantenha as coisas leves e divertidas. Ele desejará conversar ainda mais com você.
  3. Provoque-o um pouco. Não permita que ele se leve muito a sério ou que ele se ache.

É uma linhagem mais recente e tem como ícone o Zé Pelintra. Reflete aquele que vive à margem da sociedade e que se mantém forte, com jogo de cintura nas dificuldades da vida. É disso que se trata a malandragem, que não deve ser confundida com marginalidade.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Malandragem é ter a criatividade de não bater de frente. Desviar, se proteger. Não chorar como um triste bebezão achando que nada pode fazer. Saber ser elástico, plástico, se moldar e remoldar.

Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas. Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade. Nesse cenário, velas, cigarros, jogos e moedas também satisfazem Zé Pilintra.

Etimologia (origem da palavra malandra). Feminino de malandro.

1. 22. Maluco, aquele que age sem pensar nas consequências, louco.

Sinônimos de Noia:
viciado usuário de drogas maconheiros crackudo alcoólatra mais...

Tomai-nos, Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.

O escocês Gregor MacGregor, 171 até no nome, inventou e vendeu um país, lucrando com a ganância e a ignorância alheias. Um herói que vira vigarista, promessas de lucros fabulosos e prejuízos bem reais.

Podem também ser conhecidos como Povo de Rua ou Povo de Cemitério, de acordo com essas linhas em que trabalham. Nessa banda também se apresentam as pombagiras / pombogiras, malandros, baianos e marinheiros. Nada mais é do que o bem e o mal que existe dentro de cada um. Exu é o livre arbítrio.

São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que os filhos de Omolú são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas eles têm várias, e uma qualidade pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestáveis e trabalhadores.

Se a mulher estiver sentada e um homem se aproximar, ela não precisa se levantar para cumprimenta-lo, mesmo que todos os demais membros da mesa (sendo homens) se levantem. Claro que, se for uma pessoa idosa ou o anfitrião da festa ou homenageado, a mulher deve ter a consideração de se levantar para o cumprimento.

Continuar lendo Como chamar o malandro?