Como identificar um líder tóxico?

Perguntado por: emata . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os líderes tóxicos podem ser evasivos ou não transparentes em suas ações e decisões. Essa falta de transparência pode afetar negativamente a dinâmica do grupo, pois os liderados podem se sentir desinformados ou desconfiados em relação às decisões tomadas pelo líder.

Como deixar a liderança tóxica para trás

  1. Entenda que seu papel como líder mudou. ...
  2. Aprenda a lidar com as diferentes gerações no ambiente corporativo. ...
  3. Treine seu cérebro para sair de vieses comportamentais. ...
  4. Adote uma comunicação menos autoritária. ...
  5. Desenvolva agilidade emocional.

Como se identifica um líder e quais suas características?

  1. Visão de futuro. Situações mudam e as mesmas estratégias não levam ao sucesso sempre. ...
  2. Boa comunicação. ...
  3. Poder da influência. ...
  4. Capacidade de tomar decisões. ...
  5. Habilidade analítica. ...
  6. Adaptabilidade.

Não dar feedbacks
Como cobrar resultados ou até comportamento dos colaboradores se eles não souberem o que há de certo ou errado? Muitos líderes cometem o grave erro de não dizer quais são os pontos fortes e fracos da equipe e o que ele deseja de cada liderado.

Sendo assim, podemos dizer que os líderes manipuladores são observadores, ambiciosos, gostam de estar no controle, de ter o poder concentrado em suas mãos e até mesmo controlar a agenda, a vida e a mente daqueles em que eles exercem a sua força.

O chefe tóxico também costuma agir negativamente no cotidiano nas empresas ou grandes situações, ir contra subordinados, chefes ou parceiros, sempre se justificando de ser pressionado pelos resultados, pelas incompetências da empresa ou dos outros.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Esse fingimento também pode se manifestar em pequenos comportamentos, como uma tapinha nas costas dos subordinados logo após ter falado mal deles quando não estavam presentes. Aliás, falar mal e criticar outras pessoas apenas para se sentir superior é outro dos principais traços de falsidade.

Em meio à uma crise, estabelecer uma comunicação clara e eficiente é essencial para passar segurança aos liderados e mantê-los motivados em suas tarefas. Para que isso aconteça, o líder deve saber se colocar no lugar do outro. Caso o trabalho não esteja acontecendo de forma correta, é preciso ser firme e transparente.

A especialista aconselha que você procure por outras pessoas que estão sendo afetadas da mesma forma que você e se conecte com elas. “A melhor maneira de fazer com que alguém no poder se preocupe com esse tipo de funcionário manipulador é mostrar que se trata de um problema generalizado", explica.

Um bom líder é aquele que possui a habilidade de comunicar-se de maneira clara, confiante e honesta. Além disso, ele precisa saber ouvir, estando sempre disponível e receptivo aos seus liderados.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Ela define a postura de líder como a presença executiva, uma mistura de temperamento, competências e habilidades que enviam os sinais certos para mobilizar as outras pessoas a agir.

Líder fraco: foco no negativo, nos problemas, no que não se tem controle, na terceirização da responsabilidade, na busca de culpados. Líder forte: foco no positivo, na solução dos problemas, no que se tem controle, em assumir a responsabilidade e na busca de resultados.

Mostre seu respeito
Não seja o líder que põe seu pessoal em segundo plano. Em vez disso, torne-os uma prioridade ao mostrar respeito, reconhecimento e cuidado para cada indivíduo em sua equipe. Conheça quem eles são como pessoas. Agradeça-os por seus esforços e resultados.

15 regras para se tornar um líder respeitado

  1. Encontre o seu estilo e inspire. O auto-conhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder. ...
  2. Invista em si mesmo. Líderes investem em aprendizado e em experiência. ...
  3. Entenda melhor as pessoas. ...
  4. Treine e defenda. ...
  5. Antecipe e otimize.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Como saber se estou em um ambiente tóxico?

  1. Falta de entusiasmo nas atividades rotineiras. ...
  2. Insegurança em excesso. ...
  3. Situações frequentes de fofoca e bullying. ...
  4. Incompatibilidade com a cultura e os valores da empresa. ...
  5. Ambiente com alta rotatividade de funcionários. ...
  6. Líderes tóxicos.

Veja algumas dicas para fazer as críticas de forma profissional:

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.