Como identificar um IGBT?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Um dos testes mais comuns para a prova de um IGBT é o teste dinâmico que consiste em se colocar como carga uma lâmpada de 40 a 100 W no seu coletor e alimentar o circuito com uma tensão de até 20 VDC. Com a comporta ligada ao emissor do transistor, ele deve permanecer no corte e com isso a lâmpada apagada.

O IGBT é um transistor de efeito de campo bipolar que combina as características dos transistores MOSFET e BJT. Ele é amplamente utilizado em aplicações de potência, como motores elétricos, conversores DC-DC, inversores, retificadores e outros dispositivos eletrônicos.

Para verificar se o MOSFET ligou, teste os terminais entre Dreno e Source com um multímetro na posição de diodo, conforme a figura a seguir: Se a tensão for próxima de 0V indica que o transistor ligou, pois existe condução entre os terminais.

Tocando com uma chave de fendas ou fazendo uma ponte entre o gate (g) e o coletor (C) do transistor, ele deve comutar. Isso fará com que a resistência caia, passando de um valor muito alto para um valor mais baixo que depende das características do IGBT em teste e do próprio multímetro.

O igbt inversor de frequência é também conhecido no mercado como conversor de frequência. Resumidamente, esse equipamento realiza a função de conversão de uma potência do ciclo alternado senoidal para transformá-la em corrente contínua.

Basicamente, o módulo IGBT semikron é um tipo de transistor bipolar de porta isolada que funciona por sistema de chaveamento e que é conhecido por apresentar uma baixa queda de tensão quando ligado.

Quando ocorre um forte pico de corrente de irrupção, se a proteção do inversor não for oportuna, os IGBTs de várias unidades de energia serão queimados e explodidos ao mesmo tempo.

O IGBT é um dispositivo híbrido, criado a partir dos princípios de funcionamento do MOSFET e do TBJ, aliando a característica positiva de cada um deles, velocidade de comutação e dissipação de potência, na ordem.

Para o caso dos MOSFETs eles possuem internamente um diodo anti-paralelo no próprio chip, conforme mostra a figura 1, o qual serve para absorver esses pulsos de polaridade inversa que são gerados na comutação de cargas indutivas.

Na prática, a tecnologia MOSFET é utilizada para amplificar o sinal enviado pela unidade principal para alimentar os alto-falantes de equipamentos eletrônicos, resultando em maior potência do som produzido.

Trata-se de RUSSEL SHOEMAKER OHL que nasceu em 1898 e morreu em 1987. Russel Ohl foi treinado em eletroquímica e graduado na Penn State University em 1918. Em 1927 ele foi trabalhar nos laboratórios da Bell em Holmdel.

Como identificar transistores com o multímetro (INS134)

  1. Medida da resistência entre os terminais, dois a dois. Coloque a ponta de prova vermelha no terminal identificado como base. ...
  2. Verificação se o transistor é NPN ou PNP. ...
  3. Identificação do coletor e do emissor do transistor.

Nos Transistores de Efeito de Campo Semicondutor de Óxido Metálico, MOSFET, é como um transistor FET, porém o terminal Porta isolado demais por uma fina camada de óxido de silício, o que faz com que os transistores MOSFET tenham uma alta impedância (resistência) na entrada.

Os transistores MOSFETs são dispositivos controlados por tensão, pois um sinal positivo na porta de um transistor do canal N, cria um campo elétrico que atrai elétrons na região semicondutora, formando o canal de condução.