Como identificar um homem opressor?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Baixa autoestima, angústia constante, isolamento das pessoas mais próximas, medo, insegurança, culpa, atitude extremamente passiva e negação do problema são alguns dos sintomas que a pessoa abusada passa a apresentar ao longo do tempo.

Sinais do Relacionamento Abusivo – Situações comuns
Você sofre humilhação e julgamento por conta do seu passado. Ou seja, seu parceiro não gosta nada de relacionamentos anteriores, profissão e até comportamento sexual. Deixa de ter liberdade. Não pode ter relação com amigos ou família.

Normalmente, em um relacionamento abusivo, o opressor leva o abusado a acreditar que esse tipo de relação é a melhor que ele pode conquistar. O alvo do abusador é fazer o abusado sentir-se fraca(o), de modo que ele/ela possa ter poder.

Ver também

  • Autoritarismo.
  • Hierarquia.
  • Totalitarismo.
  • Opressão espiritual.

Os homens mulherengos demonstram afeto de forma inconsistente e podem ser bem temperamentais. Por exemplo: talvez ele suma por várias semanas, mas reapareça de repente, dando a você mais atenção do que nunca. Nos períodos em que está afastado, talvez ele esteja com outras mulheres ou ocupado demais para pensar em você.

Características do predador emocional
Indivíduos aparentemente normais que quase nunca são líderes. Eles tendem a ser mesquinhos, egocêntricos e narcisistas. Seu objetivo é derrubar de forma moral, pessoal, psicológica e sociológica suas vítimas, conseguindo fazer com que elas destruam suas próprias vidas.

Não aceite humilhações
Ser humilhada é inadmissível em qualquer situação, imagine quando isso parte do próprio marido. É preciso saber se impor na relação para não deixar que a situação se torne irreversível. No entanto, é importante também conseguir identificar quando você está passando por esse tipo de situação.

A humilhação, por vezes, acontece de forma consciente: é alguém que sente-se mais importante e coloca-se acima dos outros, é aquele que parece “grande” e despreza, menospreza, coloca o outro como “pequeno”.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Seja o mais específico possível ao descrever o problema. Por exemplo, não faça uma descrição desse tipo: “Você é muito controlador”; mas, opte por algo do tipo: “Você controla todos os detalhes das minhas atividades e não confia em mim para fazer nada sozinho”.

Como lidar com pessoas ignorantes

  1. Seja direto. Quando a pessoa for grosseira com você, converse com ela e fale sobre como você se sente. ...
  2. Não absorva. ...
  3. Releve. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Dê o exemplo. ...
  6. Mude o foco. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Normalmente, pessoas opressoras possuem problemas mais profundos de personalidade e as. características provenientes disso são um sintoma de insegurança, tendências sociopatas e narcisistas. As pessoas opressoras costumam ser imaturas, teimosas e egoístas.

Como lidar com pessoas autoritárias e opressoras

  1. Step 1. Entenda o passado da pessoa. ...
  2. Step 2. Ganhe a confiança da pessoa. ...
  3. Step 3. Use o diálogo baseado em fatos. ...
  4. Step 4. Permaneça firme se a pessoa autoritária persistir de maneira que faça você se sentir desconfortável ou incapaz de fazer o seu trabalho. ...
  5. Step 5. ...
  6. Step 6.

A opressão faz com que os indivíduos se sintam reprimidos, humilhados, onde não conseguem fazer o que precisam, ou têm vontade, pois estão sendo alvos de opressão, por parte de alguém.

É importante deixar claro que quem merece o rótulo de cafajeste é o sedutor que engana, trapaceia, mente, desrespeita os sentimentos e as expectativas da mulher ao prometer aquilo que sabe que não irá cumprir apenas para satisfazer-se momentaneamente. Em geral, eles são mais confiantes.

As atitudes machistas mais flagrantes são claras para nós. Aquelas que, de forma manifesta e constante, colocaram a mulher em uma posição inferior ao homem em contextos sociais, econômicos, jurídicos e familiares. Aquelas que consideram que o homem e a mulher nascem com objetivos e ambições diferentes na vida.

Se o seu marido te trata dessa forma, pode ser que ele esteja insatisfeito com algo. Nem sempre essa insatisfação está relacionada a você, pode ser que ele esteja insatisfeito com algo sobre ele mesmo, sobre o trabalho ou sua vida como um todo.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Quando tiver refletido, você poderá decidir se ela ela procede ou não. Se a crítica é construtiva, você deve reconhecê-la (talvez essa seja a parte mais difícil) e tentar mudar a sua forma de agir. Por outro lado, se a crítica é destrutiva, você pode dizer de uma forma assertiva, mas gentil, que não concorda.