Como identificar um goiano?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Como reconhecer um goiano na praia

  1. O goiano sempre reclama da cerveja quente nos bares à beira-mar. ...
  2. Amigável como mais ninguém é, o goiano viaja só com a família e depois de dois dias na praia ele já conhece o dono do bar, ganha desconto dos garçons e tem 3 novas viagens marcadas com os amigos que ele fez em um dia.

O goiano fala “eu ajoelhei”, “eu aposentei”, ao invés de “eu me ajoelhei” e “eu me aposentei”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFG, Vânia Cristina Casseb Galvão. De acordo com a professora, 80% dos goianos não realizam a marca de reflexividade na fala.

Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás. 2. Natural ou habitante desse estado ou dessa cidade.

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos. É comum um visitante pegar um táxi no aeroporto e ser deixado no seu destino em Goiânia com a impressão que ganhou um novo amigo. A certeza aumenta, quando você está numa cidade do interior do estado.

Encabulado: o encabulado é bastante usado para dizer que a pessoa ficou impressionada com alguma coisa. Espia: é o mesmo que “olha”. No lugar de falar “olha ali“, o goiano fala “espia ali“, ou “dá uma espiada nisso“. Estrovar: é o mesmo que incomodar, atrapalhar.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás.

Vista como uma das culturas mais ricas do país, a cultura goiana está presente na literatura, arte e principalmente na cultura popular, compondo um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos.

A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.

Essa é provavelmente a expressão mais usada no estado, e quer dizer que a pessoa é goiana de nascença, e com orgulho! Isso porque muitas pessoas, que vieram de outros estados há muitos anos, se consideram goianas de coração. Logo o 'goiano do pé rachado' surgiu como forma de identificar quem é goiano de verdade!

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.

Valdomiro Neres Ferreira

Valdomiro Neres Ferreira, conhecido como Goiano, nasceu em Sítio d'Abadia, Goiás, em 11 de maio de 1960 e faleceu em Pinhalzinho, São Paulo, em 18 de julho de 2014 aos 54 anos, por problemas no fígado.

Podemos começar falando de algumas expressões cotidianas. Por exemplo, o goiano tende a falar mais “de rocha”, enquanto o mineiro fala ”de vera”, ao tentar te convencer de que aquilo que ele acabou de dizer é realmente verdade.

goiana (nome feminino) -

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

1. Fumo goiano. Gíria usada para se referir a um cara muito chato, enrolado, ruim para se relacionar. Nossa, esse sujeito é enrolado para pagar os outros, maior fumo goiano.

Ato ou efeito de levar ou dar uma surra em outrem. Exemplos: O menino rebelde provocou o outro e levou uma tunda. O rapaz mal educado chingou meu amigo e eu dei uma tunda nele.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Vila Nova versus Goiás, Derby Goiano, Go-Vi, Maior do Centro-Oeste ou Derby do Cerrado é o maior clássico da Região Centro-Oeste do Brasil, seja pela performance dos dois clubes nos gramados, pela rivalidade envolvendo os dois times ou pela presença das duas grandes torcidas nas arquibancadas.

15 coisas que todo goiano raiz já fez

  • Vestir-se no mais tradicional estilo de peão (mesmo não sendo um) só para visitar as festas agropecuárias; ...
  • Encarar a lama da roça sem medo de atolar (mas acabar atolando)! ...
  • Colher pequi direto do pé ...
  • Visitar as barracas de bugigangas dos viajantes das Congadas;

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!