Como identificar um filósofo?

Perguntado por: rparis . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 15 votos

Para ser filósofo, é preciso fazer-se capaz de transcender, de avaliar e de atribuir sentido à própria vida e ao mundo em que se vive, buscando respectivamente transformá-la e transformá-lo sempre que se fizer necessário.

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

Resposta: A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. ... E os filósofos (profissionais, poderíamos dizer) são aquelas pessoas que dedicam sua vida a refletir de maneira sistemática e rigorosa sobre as questões filosóficas.

Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.

Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.

A atitude do filósofo é a de encarar como inédito tudo e todas as coisas. Se posiciona com distanciamento, perde o costume, o hábito. Percebe-se como ignorante, sendo necessário investigar para conhecer.

A Filosofia como ciência tem sua origem no momento em que o homem deixa de usar os mitos como explicação para o funcionamento da natureza, da vida e da sociedade. Ou seja, a filosofia é a maneira racional que o homem utiliza para buscar explicações sobre a vida, a sociedade, a origem das coisas e fenômenos naturais.

R$ 2.071,17

O salário médio de um Filósofo no Brasil é de R$ 2.071,17. Os estados onde a profissão de Filósofo têm os melhores salários são Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Confira as 5 principais áreas de atuação em Filosofia:

  • Docência. ...
  • Pesquisa e carreira acadêmica. ...
  • Colunista e crítico em veículos de comunicação. ...
  • Setor público e ONGs. ...
  • Mercado editorial.

Além da docência, o filósofo pode atuar em diversos campos como assessoria de Organizações não-governamentais (Ongs), veículos de comunicação de massa, consultoria de recursos humanos e palestrante motivacional. Outra área de atuação é a Filosofia Clínica, ainda pouco explorada.

As cinco virtudes essenciais
Para isso, os humanos deveriam buscar ter e seguir cinco virtudes essenciais: amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. Para isso, o profissional utiliza suas bases de conhecimentos da Filosofia, termo que possui raiz do grego, se originando das palavras philos (amor) e sofia (sabedoria).

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.

O simples ato de buscar conhecimento sobre aquilo que ignoramos é filosofar. Mais um significado para filosofia: “pensamento inicialmente contemplativo, em que o ser humano busca compreender a si mesmo e a realidade circundante, e que determinará […] suas consequências éticas, políticas ou psicológicas”.