Como identificar um filho tóxico?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Eles podem criticar duramente a criança com frequência e, muitas vezes também desconsiderar as conquistas dela. Um pai tóxico costuma ser muito negativo e gritar com frequência com os filhos. Um exemplo clássico desse tipo de comportamento é quando a criança leva para casa uma prova com uma boa nota.

Ser desumano, agir com traição e destruir alguém são comportamentos tóxicos que afetam tanto o alvo quanto quem pratica esses atos.

Meu filho é manipulador, e agora? Saiba como agir

  1. Não aceita limites dados pelos adultos.
  2. Briga quando não consegue o que quer, até conseguir.
  3. Faz birra.
  4. Faz pirraça em locais públicos.
  5. Não aceita a hora de dormir.
  6. Reclama para ir à escola.
  7. Procura conviver com adultos de igual para igual.
  8. Não controla seus impulsos.

Conheça alguns dos sinais de alertas em que você pode reconhecer uma pessoa tóxica.

  1. Elas fazem comparação entre você e outras pessoas. ...
  2. Elas desafiam as relações. ...
  3. Elas têm nível de estresse elevado e carregam negatividade. ...
  4. Crie Limites. ...
  5. Necessidade de ajuda. ...
  6. Reconheça as relações de poder. ...
  7. Não revide com o mesmo veneno.

Não é só "fama", segundo a Ciência, o filho do meio é o mais problemático e têm mais chances de se envolverem em crimes.

O sentimento de culpa nasce justamente quando você acredita que fez algo que impactou negativamente o seu filho. Antes de falarmos disso, pais precisam compreender que influências externas e/ou conflitos internos não-resolvidos afetam o seu comportamento e, consequentemente, a maneira como criam os seus filhos.

Para ser uma boa mãe, muitas mulheres acreditam que precisam doar-se completamente e atender a todas as expectativas e interesses de seus filhos, acreditam na perfeição da maternidade e sofrem constantemente com a sensação de estarem sempre abaixo das expectativas sociais relacionadas à maternidade.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

O tóxico, no geral, passa por certas situações que provocaram nele uma grande ira, impotência e frustração. Quem vive para se queixar, invejar os outros ou mostra traços de psicopatia, narcisismo ou sadismo, reprime estas emoções que procura processar prospectando-as em outros.

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

Já os sentimentos tóxicos são sentimentos em níveis elevados e persistentes que a curto, médio e/ou longo prazo são nocivos à saúde. Como o próprio nome diz eles intoxicam, envenenam o nosso organismo.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Quando as relações familiares são tóxicas, o cenário é diferente. Os conflitos muitas vezes são múltiplos e ocorrem com frequência. É normal que não haja diálogo ou que ele seja agressivo e acusatório, desviando o foco dos problemas para questões pouco significativas.