Como identificar um eufemismo?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Eufemismo ocorre quando aceita-se e usa-se uma palavra ou expressão em lugar de outra, por diversos motivos, em diferentes situações.
...
Como exemplo podemos citar as expressões destacadas;

  1. Foi comer capim pela raiz.
  2. Esticou as canelas.
  3. Foi para a terra dos pés juntos.
  4. Bateu as botas.

Eufemismo é uma figura de linguagem usada tanto na forma oral como escrita com o intuito de amenizar algumas palavras ou expressões que poderiam soar de maneira desagradável, porém sem alterar o sentido da mensagem que se deseja passar. Um exemplo ocorre muitas vezes ao dar a notícia sobre a morte de alguém.

1. Ele passou desta para a melhor. No lugar de: ele morreu. Embora um falecimento seja sempre algo desagradável de se comunicar, a utilização do eufemismo pode amenizar o peso da palavra "morreu", substituindo-a pela expressão "passou desta para a melhor".

Eufemismo: significado
Entre as figuras de linguagem, eufemismo é aquela que serve para atenuar o peso do que está sendo dito, diminuindo o impacto de uma expressão vulgar, feia ou desagradável. Tanto nos textos literários quanto nas conversações cotidianas, o recurso é bastante utilizado.

Conforme vemos nos exemplos acima, o eufemismo serve como uma tentativa de amenizar um enunciado. O litote também serve para suavizar algo, mas sua construção ocorre por meio da negação de seu contrário.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Se eufemismo ameniza uma ideia, a hipérbole exagera. É só reparar no nome: HIPER-bole. Aquilo que é hiper é grande. Quando dizemos, por exemplo, que “estamos morrendo de fome”, realmente não vamos morrer em alguns minutos por estar passando fome.

1 abrandecimento, abrandamento, adoçamento, atenuação, comedimento, mitigação, moderação, suavização.

por que a expressão identificada é um eufemismo? "Tem um humor muito sutil." é o eufemismo, já que tenta ver o melhor lado de algo não tão bom.

Resposta verificada por especialistas
Sim, a frase "rindo pra não chorar" se configura como a figura de linguagem conhecida como antítese. Antítese é a figura de linguagem que demonstra ideias opostas, ou seja, pensamentos/sentidos contrários. Numa mesma frase, duas palavras aproximadas possuem sentidos opostos.

Frases que não são eufemismos
Sendo assim, frases jocosas de ligação com a morte ou assuntos trágicos, por exemplo, não são consideradas eufemísticas. Além disso, esse tipo de expressão está atrelada a outra figura de linguagem - a ironia.

Resposta verificada por especialistas
Eufemismo é uma figura de linguagem marcada pela amenização de uma expressão ofensiva ou negativa. Então, para não chocar ou magoar alguém, usamos palavras mais leves, de menos impacto.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Enquanto a metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra com a qual haja uma relação de sentido, o eufemismo é a substituição de uma palavra por outra para suavizar o que precisa ser dito.

Note que o "contrário" da hipérbole, é a figura de pensamento denominada eufemismo, posto que ele suaviza ou ameniza as expressões, enquanto a hipérbole as intensifica.

A metáfora é identificada, geralmente, ao ser feita uma comparação implícita entre dois elementos. Ela está presente em diálogos simples do dia-a-dia, inclusive é geralmente empregada quando o indivíduo não deseja contar de forma exposta o que realmente deseja, mas encontra outra estratégia de expor os sentimentos.

A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

A hipérbole caracteriza-se pelo tom dramático da declaração, portanto é emotiva e enfática, e pelo seu caráter de distorção da realidade. O exagero é o que caracteriza a hipérbole.