Como identificar um esquema elétrico?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O primeiro passo para começar a leitura do diagrama elétrico é a identificação do módulo. Ele é representado por um retângulo cinza no centro da página que representa o módulo de controle principal do sistema abordado Ex.: ABS, Airbag, UCM e etc. Ele estará identificado pelo o nome localizado na parte superior.

O jeito mais correto de aprender como interpretar um diagrama unifilar é conhecendo os seus símbolos! A simbologia nesse diagrama dita praticamente toda a interpretação dele, pois se você conhecer os símbolos e seguir os desenhos, facilmente entenderá a instalação.

Mas primeiramente, você sabe a diferença entre diagrama elétrico e Esquema elétrico? A diferença é o nome, na verdade eles são a mesma coisa, então quando falar sobre Diagrama elétrico e Esquema elétrico, saiba que elas são a mesma coisa.

Esta norma é baseada em figuras geométricas simples para permitir uma representação adequada e coerente dos dispositivos elétricos. Sendo eles: o traço, o círculo, o triângulo equilátero e o quadrado.

O Diagrama Unifilar é a configuração mais comum da representação de circuitos elétricos. Nele é representado as posições das cargas e dos acionadores. Além de especificar o local da instalação dos componentes elétricos.

Tipos de diagramas elétricos

  • Diagrama Funcional. O diagrama funcional é explicativo, e como o próprio nome diz, funcional! ...
  • Diagrama Unifilar. O diagrama unifilar é o mais conhecido e o mais utilizado no meio elétrico. ...
  • Diagrama Multifilar. Multifilar significa muito fios. ...
  • Diagrama Trifilar.

No diagrama multifilar você desenha os condutores em si e no diagrama unifilar você representa a quantidade de condutores que terá em cada ponto e desenha uma única linha que é basicamente a representação onde o cabo será acomodado, por exemplo: um conduíte que será passado os condutores elétricos.

São identificados com a letra L (o símbolo de indutância é L) e a unidade de medida é o Henry (H). Os indutores no padrão americano são mais fáceis de identificar com suas bobinas.

Assim como o diagrama funcional, ele mostra todos os condutores e componentes. Mas, além disso, o diagrama multifilar tenta representar os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta. Diferente do diagrama unifilar, o diagrama multifilar tem uma complexidade maior de interpretação.

Esquema TN
Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada como no esquema TT. Na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.

O elemento Diagrama multifilar é um elemento gráfico especial, cuja função é representar, ao mesmo tempo, a planilha de dimensionamento e a visualização dos circuitos terminais e quadros subordinados às fases do quadro selecionado para exibição.

Apresentação dos elementos que compõem um circuito elétrico – resistor, capacitor, indutor e fonte, e os símbolos usados nos esquemas.

Circuitos elétricos são ligações de elementos, como geradores, receptores e capacitores, realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica. Elementos como geradores e receptores são ligados por fios condutores, formando circuitos elétricos.

Nunca instale dois aparelhos de naturezas diferentes com corrente elétrica igual ou superior a 10 A em um mesmo circuito. Esse fator resultará em sobrecargas e outros problemas para a instalação elétrica do imóvel”, alerta Delgado.