Como identificar um engasgo parcial?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os sinais mais comuns do engasgo parcial são respiração acelerada e ofegante; sinais incomuns de agitação; tosse muito frequente e choro incessante. Nesse caso, a primeira coisa a ser feita é manter a calma.

- Abra a boca da vítima e se tiver algum objeto, retire; - Efetue 04 ou 05 tapotagens nas costas; - Caso a vítima continue engasgada, agarre-a por trás e com os punhos cerrados no estômago, faça 05 compressões abdominais; - Caso a vítima seja gestante ou obesa, faça as compressões no esterno (osso localizado no peito).

O engasgo é uma manifestação do organismo para tentar expelir algo que está obstruindo a laringe.
...
Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo

  • tosse intensa;
  • dificuldade para falar;
  • respiração ruidosa;
  • chiado;
  • inquietação;
  • levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.

Porém, se a tosse não cessar ou a respiração parecer difícil, procure ajuda médica. Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Um engasgo acontece quando o alimento ou a saliva entram na via aérea, em direção aos pulmões ao invés de seguir o trajeto pelo esôfago, em direção ao estômago. Como reação de proteção, a tosse é acionada como uma tentativa do organismo de expulsar este corpo estranho da via aérea.

Engasgo, entalo ou disfagia é a descida lenta do alimento, parada durante o trajeto ou deglutição com dificuldade. Ocorre em 6% da população adulta, sendo encontrada nas doenças do esôfago, cuja função é transportar a comida da boca para o estômago.

O sinal clássico de que a pessoa está sufocando é levar as mãos ao pescoço e gesticular por ajuda. Fique atento aos sinais de engasgo grave, como: dificuldade para tossir e para falar, pânico e cianose (pele, lábios ou unhas azuladas).

O engasgo se dá quando a epiglote, por qualquer motivo, falha em executar corretamente seu papel e o alimento ou o líquido é extraviado pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. O engasgo fortuito pode acontecer a qualquer pessoa e geralmente é um incômodo que só dura alguns segundos ou uns poucos minutos.

A obstrução das via aéreas inferiores pode ser causada por corpos estranhos ou por bronco espasmo. A obstrução pode ser parcial ou completa. Se for somente parcial, a vítima conseguirá tossir e poderá haver um ruído semelhante a um ronco quando ela respira.

Manobra de Heimlich
Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.

Geralmente, ele acaba espontaneamente após segundos, mas o engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo.

Elevar os braços de quem está tossindo pode, na verdade, tornar a situação mais perigosa. O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.

Sintomas da pneumonia aspirativa

  1. Febre acima de 38ºC;
  2. Tosse com catarro, que muitas vezes tem mau cheiro;
  3. Sensação de falta de ar;
  4. Dificuldade para respirar;
  5. Dor no tórax;
  6. Cansaço fácil.

Abstract: Introdução: A disfagia psicogênica resulta de alterações emocionais e psíquicas, com queixas frequentes de dificuldade para engolir. Na literatura raramente é descrita a atuação fonoaudiológica no tratamento de distúrbios da deglutição de etiologia psicológica.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.