Como identificar um enganador?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como identificar um mentiroso

  1. Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. ...
  2. Observe todos os movimentos corporais. ...
  3. Fique atento nas mãos. ...
  4. Ouça tudo com muita atenção. ...
  5. Preste atenção nos olhos.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

A primeira estratégia é ouvir calmamente o que a pessoa está dizendo. Segundo o autor, não é o momento de se apressar em fazer perguntas. Apenas ouça. “Quanto mais tranquilo e confiante o seu interlocutor estiver, melhor”, escreve.

Evite fazer acusações.
O outro estará mais disposto a falar a verdade se sentir que será compreendido. Sente-se com ele e, se possível, olhe-o nos olhos, falando com um tom suave e tranquilizante. Mantenha as mãos nas laterais do corpo ou coloque-as sobre a mesa ou no seu colo, e deixe a expressão facial neutra.

Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem?”, “qual ano que você nasceu?”, “com qual idade você entrou no ensino médio?”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta.

Confira a lista de 7 sinais feita pelo portal Entrepreneur, com a análise do especialista:

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

A necessidade de chamar atenção, a soberba, o ciúme e a baixa autoestima também motivam as pessoas a mentirem compulsivamente. A motivação pode ser igualmente patológica, oriunda de um distúrbio de personalidade. A mentira também está ligada à impulsividade, ou seja, ao agir sem pensar.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.

Demonstrando sinceridade. Ofereça provas sobre o que aconteceu. O melhor jeito de se provar que não está mentindo é oferecer evidências que contradigam diretamente as acusações falsas. Se conseguir encontrar qualquer modo de demonstrar que está falando a verdade, faça-o com provas.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Aceitação e Assimilação da Verdade
é importante deixar isso claro se for ter uma conversa com a pessoa que mentiu. Apresentar provas das mentiras, pedir esclarecimentos para ouvir o que o outro tem a dizer.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Cada pessoa escreve num papel 3 frases, onde 2 devem ser verdades sobre ela e 1 deve ser uma mentira; Após isso cada uma lê as 3 frases, e as outras pessoas tentam adivinhar qual é a mentira.
...
A dinâmica:

  1. Fui jogador de Rugby;
  2. Tenho medo de água;
  3. Já comi macarrão com estrogonofe como molho e granulado como queijo ralado.

Mudança na linguagem corporal
Se o seu parceiro está mentindo e se sente nervoso, isso pode ser transmitido em algum grau de linguagem corporal. Pode ser que ele fique com os ombros encolhidos, transpire um pouco mais, brinque com o cabelo e tente se “esconder” atrás de objetos, como cadeiras, por exemplo.

Como saber se o marido está mentindo: principais dicas

  1. Atente-se aos olhares. ...
  2. Muita gesticulação. ...
  3. Mentira reforçada três vezes. ...
  4. Autocorreção. ...
  5. Fingir que não entendeu a pergunta. ...
  6. Histórias inconsistentes. ...
  7. Responder perguntas com perguntas. ...
  8. Culpar persistentemente outras pessoas.

Uma série de aspectos de linguagem corporal são considerados indícios de mentira, como: inquietude de pés e mãos, estresse vocal, alterações na postura corporal e desvio de contato visual. Entretanto, estes sinais possuem fraca correlação com o comportamento mentiroso.

Quando uma pessoa não está falando a verdade, ela costuma tapar a própria boca; ou passar a mãos nos lábios, tocar o queixo; ou até colocar objetos na frente da boca”, ressalta. Outro ato que merece atenção e indica uma linguagem corporal negativa é quando o parceiro passa a comprimir os lábios.

Um dos elementos mais reveladores na linguagem corporal de um homem apaixonado é o olhar fixo. Aquele que te segue por onde quer que você vá. Aquele que te procura quando você se afasta e se perde na multidão. Um olhar que não se dirige a nenhum outro lugar enquanto você está presente.

De acordo com especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, quando você está conversando com uma pessoa e ela olha para baixo, ela está falando consigo mesma. "Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela não está prestando atenção ao que você está dizendo", afirma.