Como identificar um deslizamento de terra?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d'água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.

Eles são causados por fatores naturais, condicionados pelas fortes chuvas e pelas características relativas ao solo e ao relevo, e também por fatores antrópicos, entre os quais estão o desmatamento de encostas e as construções em áreas irregulares.

Em geral eles são divididos em quatro categorias: queda, tombamento, escorregamento e escorregamento translacional.

Como identificar um risco de deslizamento?

  1. rachaduras ou fendas em encostas;
  2. surgimento de minas d'água;
  3. inclinação anormal de postes ou árvores;
  4. aparecimento de rachaduras ou trincas em casas e terrenos;
  5. muros e paredes estufados;
  6. estalos;
  7. águas mais barrentas que o normal.

Carregamento do talude ou da crista – Edificações, lançamento de entulho, lixo, aterros, água encharcando o talude por chuvas, vazamentos de redes, fossas, etc. Descarregamento do pé do talude – Escavações ou cortes, erosão pluvial e erosão fluvial. Pressões laterais – Água em fissuras.

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

A Brachiaria Humidicola, a Brachiaria Decumbens, a Grama Bermuda e o Capim “Vaquero” são algumas das opções de “grama para segurar barranco”.

Quais as técnicas de contenção de encostas?

  1. Muros de pedra devem ser bem planejados e definidos, uma vez que não são flexíveis. Muros de Gabião são amplamente usados para a contenção de taludes e margens de córregos. ...
  2. Solo grampeado. ...
  3. Cortinas atirantadas. ...
  4. Estaca prancha ou estacas justapostas.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água, não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento. Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade.

O desastre natural ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, quando fortes chuvas provocaram enchentes e deslizamentos em sete municípios, foi considerado a maior catástrofe climática e geotécnica do país.

Eles são causados por fatores de ordem natural e também antrópica. Os fatores antrópicos dizem respeito à urbanização desordenada, por meio da ocupação de encostas de morros e serras, e ao desmatamento, principalmente.

Outras vezes podem causar confusão na interpretação, assim: - uma encosta desliza durante uma tempestade enquanto a colina vizinha se mantém intacta. Já o desmoronamento é a queda de edifícios, casas, barrancos, morros, vias em encostas ou outros tipos de construção humana ou mesmo da natureza.

Os escorregamentos – nomenclatura mais específica para os deslizamentos – são movimentos de massa em médias e grandes quantidades que se manifestam de maneira mais acelerada.

Problemas com erosões em taludes e barrancos? Confira opções de plantas conhecidas por serem de bastante ajuda nesses casos. O Bambu Aurea e a Grama Amendoim são bons exemplos, possuem raízes alastrantes que se entrelaçam e por isso ajudam a segurar a terra.

Observar se as árvores estão ficando inclinadas, se há trincas novas nas paredes das casas ou no chão e se há movimentação do terreno; Observar se a água da chuva está barrenta e contendo plantas e troncos, pois poderá ser um sinal de inundação; Acreditar nas ameaças feitas pelas chuvas!

Inclinação de piso ou pisos que cedem também são sinais de perigo", explica Gerardo. Rompimentos frequentes de tubulações, instalações elétricas e vazamentos também são indicações de riscos e colapso na estrutura. "O vazamento pode ser causado por um dano estrutural ou pode causar um problema na estrutura.

Geralmente ocorre em aterros, pacotes de solo ou depósitos mais espessos, rochas sedimentares ou cristalinas intensamente fraturadas.