Como identificar um cliente mal humorado?

Perguntado por: preis6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Tem cliente que é expansivo, gosta de falar a maior parte do tempo. Tem cliente que é mais reservado, fechado, que não tem muito tempo para oferecer a uma conversa. Tem clientes que estão num dia ruim, eventualmente mal-humorados, ou há aqueles que são sempre assim.

Devemos utilizar o adjetivo mau porque é antônimo de bom, ou seja, bom humor e mau humor. Não devemos usar o advérbio mal porque mal é antônimo de bem e não é correto dizer bem humor.

“O mau humor afeta diretamente a eficiência da respiração. Como consequência, a pessoa não consegue mais oxigenar o cérebro corretamente e é comum surgir uma sensação contínua de cansaço”, alerta a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da entidade no Brasil.

Mal-humorada é o feminino de mal-humorado. O mesmo que: arrenegada, adoentada, amuada, aperreada, aporrinhada, enfezada, entediada, irritada, zangada.

Lidando com clientes mal humorados

  1. Mantenha a boa comunicação. Isso será a principal arma do atendente. ...
  2. Não leve para o lado pessoal. ...
  3. Atente-se a linguagem corporal. ...
  4. Demonstre interesse. ...
  5. Mantenha o emocional em dia.

Mantenha uma atitude positiva
Procure sempre extrair o melhor de todas as situações e, quando tiver a oportunidade, fale sobre o lado positivo das coisas. Comunicar-se de maneira calma, solicita e positiva, ajudará a manter um ambiente mais saudável e gerar um clima mais ameno.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

O que, de fato, caracteriza uma pessoa difícil de lidar? Normalmente são pessoas cuja convivência é minada por estresse, solicitações esdrúxulas, mau humor, jogos de poder, chantagem emocional, má vontade, entre outras condutas que dificultam as situações sem motivo aparente.

Pergunte se pode ajudar com alguma coisa
Ofereça ajuda em um momento oportuno. Por exemplo, não faça isso quando a pessoa estiver irritada, pois ela pode pensar que você tem pena dela ou está a inferiorizando. Espere até que ela esteja mais calma para sugerir ajuda ou faça isso durante uma conversa casual.

O mau humor costuma acontecer de forma pontual, ou seja, não é muito frequente e, normalmente, é desencadeado por algum acontecimento ruim no seu dia. Ele pode ser o sintoma de alguma doença psiquiátrica e afetar consideravelmente a sua vida e saúde quando surge com certa regularidade.

Diferença está na palavra mal com L e mau com U
Ela explica que mau com U é o contrário de bom e o mal com L é o contrário de bem. "Então na dúvida deve-se apelar para o troca-troca. O contrário de mau humor é bom humor, o contrário de lobo mau é lobo bom. Então bom é o contrário de mau, escrito com U", explica.

O humor pode ser modulado:

  • Eutimia: é o humor considerado normal, de acordo com o que se espera. O paciente nessa situação tem o humor eutímico.
  • Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido. ...
  • Hipertimia: é o humor modulado para cima, patologicamente alegre, efusivo e eufórico.

A irritabilidade pode estar vinculada a uma série de causas, como distúrbios do sono, dor de cabeça, crise de abstinência (de cigarro, bebidas alcoólicas, etc.), síndrome de burnout, além, é claro, da ansiedade.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

Estimule-o, sempre que possível, a fazer atividades pequenas: sair para comer, ainda que seja em um restaurante próximo de casa, pode ajudar. Da mesma forma, ver um filme em companhia também pode ser agradável. Na dúvida, pergunte ao paciente o que ele gostaria de fazer.

Distimia é uma depressão crônica que tem como principal sintoma a irritabilidade, além de mau humor, baixa autoestima, desânimo, tristeza e predominância de pensamentos negativos.

6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

Cliente bem-humorado
Não costuma ter muita pressa e vai fazer de tudo para não deixar o atendimento ficar monótono. Apesar de ele ser uma pessoa — pelo menos aparentemente — fácil de lidar, pode ser um pouco escorregadia em algumas questões.

Como lidar com colegas de trabalho que falam demais

  1. Descubra qual é o problema. Quando o seu colega começa a falar pelos cotovelos? ...
  2. Elabore um plano. Se você decidir conversar com seu colega sobre o fato de ele falar demais, pense bem em como e quando fará isso. ...
  3. Seja breve e objetivo.

O mau humor é altamente nocivo para as relações, em especial as relações de trabalho. Esse tipo de atitude constrói um clima pesado no ambiente e só contribui com novos motivos para ficarmos ainda mais pessimistas.