Como identificar um bom cliente?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Para encontrar o cliente ideal é preciso qualificar-se, analisar a sua rede, concentrar-se em empresas em crescimento, escolher os clientes com quem quer fazer negócios e não se deixar enganar pelo engajamento.

Muitos podem dizer que um bom cliente é aquele que faz compras de grande valor. Outros que é aquele que vem com uma alta frequência até a loja. E provavelmente esses dois pontos estejam certos, mas isso não quer dizer que amanhã eles possam ir a um concorrente fazer suas compras.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

O Cliente Detalhista
Este tipo de cliente se assemelha muito ao indeciso, o que demanda certo tempo dispensado para venda. Quem atende a esse tipo de perfil de cliente deve estar preparado para responder ao máximo de questões sobre o produto e não deixar com que isso se torne cansativo ou atrapalhe outras vendas.

As 7 formas de atrair mais clientes são: procurar e implementar parcerias, fazer networking em eventos, investir no Linkedin, confiar em embaixadores para sua marca, explorar seu website, fortalecer a imagem da sua marca e fazer promoções e gerar valor continuamente.

Atrasar com o serviço, ou compromissos
Porém, quando existem atrasos, ou cancelamentos, isso poderá fazer com que o consumidor perca tempo, e fique com uma má impressão. Esse ponto é importante para qualquer ramo de negócio, e não só para serviços. Ninguém gosta de profissionais que não cumprem prazos.

Não deve forçar a venda, apenas ajudá-lo a decidir deixando transparecer que a decisão foi toda dele. - Cliente calado: quase não se manifesta, por mais que você argumente. Presta muita atenção na coerência da argumentação. Nunca sabemos o que está pensando.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

3 formas de surpreender seu cliente

  1. 1 – Invista na qualidade do seu produto. Na perspectiva do cliente, nada é mais prazeroso do que saborear aquele prato pra lá de especial ou comprar um item de acabamento perfeito! ...
  2. 2 – Ofereça um atendimento diferenciado. ...
  3. 3 – Disponibilize a opção de entregas expressas.

Veja abaixo as características de tipos de clientes.

  • Cliente negociador. Como o próprio nome sugere, esse é um cliente que só fecha negócio quando sentir que está sendo vantajoso para ele. ...
  • Cliente sem pressa. Esse é um perfil comportamental bem comum entre as empresas. ...
  • Cliente decidido. ...
  • Cliente indeciso. ...
  • Cliente detalhista.

5 ótimas ideias para chamar a atenção de clientes

  1. Realize eventos. Realizar eventos em uma loja pode trazer muitos diferenciais para a empresa. ...
  2. Faça promoções. ...
  3. Esteja presente nas redes sociais. ...
  4. Traga personalidade para a sua loja. ...
  5. Melhore o layout do PDV.

7 ideias incríveis para atrair novos clientes

  1. Invista em um atendimento de excelência. ...
  2. Treine os seus colaboradores. ...
  3. Desenvolva parcerias. ...
  4. Participe de eventos. ...
  5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio. ...
  6. Conecte a sua empresa a um marketplace. ...
  7. Invista em estratégias de inbound marketing.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90 | Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  • Tratar o cliente sem personalização. ...
  • Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  • Dizer mentiras. ...
  • Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  • Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  • Demorar muito para atender. ...
  • Não ter seriedade no atendimento.

5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

  • Mostre interesse no cliente.
  • Transmita confiança.
  • Se coloque no lugar do cliente.
  • Personalize o atendimento.
  • Invista em ferramentas de gestão.

Coisas que os clientes mais valorizam nas empresas

  1. Comprometimento. ...
  2. Ir além do combinado. ...
  3. Valores sociais. ...
  4. Atendimento ágil e eficaz. ...
  5. Atenção às reclamações. ...
  6. Sinceridade. ...
  7. Comportamento dos colaboradores, uma das coisas que os clientes mais valorizam.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade. Além disso, é recomendável contar com uma tecnologia que ofereça o melhor suporte ao cliente e aos seus funcionários.

5 habilidades essenciais para o atendimento ao cliente e como desenvolvê-las

  • Habilidade #1 – Empatia.
  • Habilidade #02 – Positividade.
  • Habilidade #3 – Paciência.
  • Habilidade #04 – Comunicação clara.
  • Habilidade #05 – Aprendizado constante.

COMO CLIENTES GOSTAM DE SER TRATADOS
Para fazer isso é preciso obter o chamado foco do cliente; tentar se colocar no lugar do cliente para perceber como ele enxerga o mundo, quais são seus desejos, interesses, expectativas, sonhos, necessidades, objetivos. E colocar tudo isso acima dos nossos interesses.

Para superar o não, existem algumas dicas que listamos:

  1. Não tire a razão do cliente. ...
  2. Esteja preparado para argumentar. ...
  3. Conquiste a confiança do seu cliente. ...
  4. Apresente um case de sucesso. ...
  5. Não pressione o cliente. ...
  6. Invista na carreira.