Como identificar um ativo financeiro?

Perguntado por: aguimaraes5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os ativos financeiros são tudo que tem valor dentro do mercado financeiro. Ou seja, que podem fazer render o seu dinheiro. Esses ativos financeiros são intangíveis, o que significa que eles não existem no mundo real, como uma casa ou um carro. Eles possuem um valor pela oferta e pela demanda.

Classificação dos ativos financeiros

  1. CDB - Certificado de Depósito Bancário;
  2. LCI e LCA - Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio;
  3. LC - Letra de Câmbio;
  4. Tesouro Direto;
  5. Debêntures;
  6. Fundos de renda fixa.

Os ativos financeiros são instrumentos intangíveis, cujo valor deriva de um acordo contratual existente. No mercado financeiro, os ativos são os investimentos. É o caso de um título de dívida ou das ações, como você verá ao longo deste conteúdo. Outra característica relevante dos ativos é que eles geram renda.

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

Ou seja, para que um item seja classificado como ativo, ele deverá conter as seguintes características essenciais:

  1. Recurso controlado pela entidade;
  2. Decorrente de eventos passados;
  3. Resultará em benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços para a entidade.

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.

Contudo, para que esse ativo seja assertivo e atuante, como o próprio nome diz, é necessário defini-lo em algumas de suas classificações: Ativo Circulante, Ativo Não Circulante; e seus subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimento, Imobilizado e Ativo Intangível.

Ativos financeiros são ativos intangíveis, como depósitos bancários, títulos e ações. Seus valores são derivados de uma reivindicação contratual do que representam. Os ativos financeiros não são bens ou mercadorias e não possuem representação física além da documentação que os define.

b) ATIVO NAO FINANCEIRO - compreende o conjunto de bens e direitos cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa para suas realizações, sendo desdobrado em: - Realizável a Curto Prazo - representa os créditos e os valores em Circulação; - Realizável a Longo Prazo - representa os Depósitos e Créditos ...

O que são ativos financeiros? Segundo o CPC 48 - Ativos Financeiros, ativos financeiros são quaisquer ativos que contenham as seguintes características: Imediatamente disponível (Caixa) - possui liquidez imediata (disponibilidade a qualquer momento);

Ações são ativos financeiros de renda variável que representam parte do capital social de uma empresa. Logo, ao comprar ações, você se torna um acionista e passa a ter direito a dividendos de acordo com os rendimentos obtidos pela empresa.

Em resumo, para classificar algo como ativo, este deve apresentar quatro características simultâneas:

  • Ser um bem ou direito;
  • Ser controlado pela empresa;
  • Ter valor objetivo;
  • Trazer benefícios presentes ou futuros para a empresa.

Diferença entre Ativo e Passivo
De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Para a mensuração do Ativo, os valores de troca foram enfocados sob duas óticas: sob a ótica dos registros a Valores de Entrada, considerando-se o Custo Histórico, o Custo Histórico Corrigido, o Custo Corrente, o Custo Corrente Corrigido, e os Valores de Saída em relação a Preços Correntes de Saída ou Valor Realizável ...

C) Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.

Na hora de reconhecer um ativo imobilizado, é possível, ainda, levar em conta, dois aspectos elencados no Regulamento do Imposto de Renda, em seu artigo 313: O bem adquirido deve ter um valor unitário superior à R$ 1.200,00; O prazo de vida útil precisa ser superior a um ano.

O maior ativo de uma empresa são as pessoas! É através delas que a organização alcança seus objetivos e obtém maior lucratividade e produtividade. Podemos concluir que as empresas só existem pois são feitas por pessoas e para pessoas!

Um ativo fixo é também chamado de ativo não circulante ou imobilizado. É um ativo de ciclo longo (mais de doze meses), destinado à exploração e não à comercialização. Inclui instalações, equipamentos e ativos intangíveis.

As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.