Como identificar um aluno Silabico?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Quando o aluno é alfabético, suas necessidades passam a ser completamente diferentes das outras hipóteses de escrita. Se ele chega alfabético no primeiro ano e grande parte da sala está em outras hipóteses, é difícil gerenciar e precisamos tomar cuidado para que ele não se sinta desestimulado até!

Nível silábico
A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas pensa que cada letra representa é uma sílaba oral, ou seja, usa ao escrever uma letra para cada emissão sonora (cada sílaba).

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).

No nível silábico-alfabético, nas escritas das crianças é evidente um processo de transição. Verifica-se na escrita de Cauê (6 anos, 1º ano) que ele está começando a entender que as vezes é necessário mais de uma letra para formar uma sílaba e que cada uma delas tem um som.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

2. Silábico. Aquele ou aquela que se lê pausadamente, sílaba por sílaba. Eu gosto de textos que são silábicos para ensinar a falar.

Como Ler Livros, de Mortimer Adler.

  • Leitura elementar. Esse tipo de leitura refere-se à alfabetização funcional. ...
  • Leitura inspecional. Já este tipo de leitura divide-se em dois momentos: pré-leitura – ou “sondagem sistemática” – e a leitura rápida. ...
  • Leitura analítica. ...
  • A leitura sintópica.

A sílaba é uma unidade sonora da língua maior do que o som e menor do que a palavra. Dito de outra forma, as sílabas são constituídas por sons e constituem as palavras. Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V).

No estágio ortográfico, a criança começa a perceber as irregularidades presentes entre os grafemas e fonemas. Aprende que será preciso memorizar certas palavras para poder pronunciá-las e escrevê-las corretamente.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

Estar alfabético significa que a criança já domina as. relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de. forma pertinente na escrita de palavras. Já estar.