Como identificar transistor NPN e PNP?

Perguntado por: dmaciel . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Se acharmos a base com a ponta vermelha, o transistor é NPN e se acharmos com a preta, ele é PNP. Note que a indicação é o contrario do multímetro analógico. O terminal que indicar maior resistência com a base é o emissor.

O transistor NPN possui suas junções NP uma voltada contra a outra, com o cristal P (positivo) para as costas da outra junção, formando, então, o transistor de junção bipolar (TJB) NPN. Esse é acionado com carga positiva em relação ao emissor.

Os três tipos de transistores tem diferenças construtivas muito grandes entre si. Assim, enquanto um transistor é acionado com uma corrente de entrada, outro será acionado com uma tensão de entrada. Enquanto um trabalha bem em alta frequência, outro trabalha bem em alta potência.

Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares.

A forma mais simples de se usar um transistor é como uma chave, significando uma operação na saturação ou no corte e em nenhum outro lugar ao longo da reta de carga. Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor.

Os transistores PNP são utilizados em circuitos eletrônicos e muitas vezes são aplicados como amplificadores de um sinal de tensão.

Os resistores não apresentam lado (polo) positivo nem lado negativo. Isso significa que não existe uma polaridade certa ou específica que serve para conectar o resistor a um circuito elétrico.

O digito é sempre um menos o número de terminais do transistor, deve ser lembrando que os números 4 e 5 são reservados para optoaclopadores. A letra é sempre N e o número de série varia de 100 a 9999. O sufixo refere-se a ganho do transistor sendo: A = baixo ganho.

Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).

Dois tipos específicos de sensores de 3 fios estão disponíveis; PNP e NPN. A diferença é resultado do projeto do circuito interno e do tipo de transistor usado.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Como identificar transistores com o multímetro (INS134)

  1. Medida da resistência entre os terminais, dois a dois. Coloque a ponta de prova vermelha no terminal identificado como base. ...
  2. Verificação se o transistor é NPN ou PNP. ...
  3. Identificação do coletor e do emissor do transistor.

Ao todo, existem três configurações de transistores existentes: o sanduíche de silício, o transistor de junção e o transistor de efeito de campo.

Qual o transistor mais utilizado? Os transistores possuem as mais diversas aplicações e função de suas características. Exemplos de transistores mais utilizados em circuitos eletrônicos são os transistores NPN e PNP BC548 e BC558, juntamente com outros similares da mesma família.

Se fôssemos fazer uma comparação: qual ligação, a covalente ou iônica, possui maior polaridade? A ligação iônica apresenta polarização máxima, ou seja, nenhum outro composto é mais polarizado que o composto iônico.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.