Como identificar torção testicular?

Perguntado por: aaguiar2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Os sintomas imediatos incluem dor intensa no local, de início rápido, náuseas, vômitos, seguidos de edema escrotal e enduração. Pode haver febre e polaciúria. Os testículos ficam doloridos e podem se encontrar em posição elevada e horizontal.

A torção testicular é uma emergência, pois o testículo morrerá a menos que seja destorcido rapidamente. Os médicos podem tentar destorcer o testículo sem cirurgia, girando-o dentro do escroto. Ocasionalmente, este procedimento é bem-sucedido, e a cirurgia é realizada posteriormente.

A torção testicular pode ocorrer em qualquer época da vida do homem, mas ela tem duas fases de maior pico: período neonatal e durante a puberdade. A incidência estimada é de 1 caso para cada 4000 homens com menos de 25 anos de idade.

O tempo ideal é de até seis horas após a distorção, já que cerca de 90% dos testículos podem ser salvos nesse prazo.

O que causa torção de testículo? A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

Além disso, o testículo pode sofrer atrofia, caso o problema não seja resolvido em até 6 horas. Apesar de grave, a torção testicular não é fator de risco para um tumor de testículo.

Prevenção. Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.

Sofrer uma pancada nos testículos é um acidente bastante comum em homens, especialmente porque essa é uma região que fica fora do corpo sem qualquer tipo de proteção por ossos ou músculos. Dessa forma, uma pancada nos testículos pode provocar uma dor muito intensa e outros sintomas como náuseas, vômitos e até desmaio.

A criptorquidia é uma condição genital congênita na qual o testículo não está localizado dentro da bolsa testicular no momento do nascimento da criança, pois não houve migração dos testículos do abdômen para a bolsa testicular nos meses finais da gestação.

Os testículos são órgãos muito sensíveis e qualquer trauma causa um grande desconforto. Na maioria dos casos, a dor é muito forte, mas temporária, melhorando após alguns minutos.

O inchaço pode ser pequeno e detectável apenas quando o escroto é analisado delicadamente ou pode ser muito grande e facilmente visível. Alguns distúrbios que causam inchaço do escroto também causam dor escrotal. Os testículos são muito sensíveis; portanto, até mesmo...

Torção testicular e infertilidade
O principal risco à fertilidade, provocado pelas lesões decorrentes da torção testicular, está ligado à possibilidade de necrose do tecido testicular, especialmente dos túbulos seminíferos, onde a espermatogênese acontece.

Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia caso a dor não passe, para fazer reparos nas veias afetadas e o sangue circule pelos vasos saudáveis.

As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

Durante o exame físico deve ser observado se há sinais de horizontalização e elevação do testículo, conhecido como sinal de Angel. Esse sinal ocorre devido ao encurtamento do cordão espermático durante a torção.

Os sintomas imediatos incluem dor intensa no local, de início rápido, náuseas, vômitos, seguidos de edema escrotal e enduração. Pode haver febre e polaciúria. Os testículos ficam doloridos e podem se encontrar em posição elevada e horizontal.

O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.