Como identificar Sirius no céu?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A estrela mais brilhante do Cão Maior, Sírius (do grego Seirios, ardente), é também a estrela mais brilhante do céu, e é facilmente identificável a sudeste das Três Marias.

Canis Major

Canis Major, o Cão Maior, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Canis Majoris.

A atmosfera age na luz das estrelas da mesma forma. Como esses astros aparentam ser simples pontinhos luminosos, a distorção de suas imagens cria um efeito de pisca-pisca.

Prolongando as Três Marias na direção sudeste, no alto do céu está Sirius, a estrela mais brilhante do céu.

Sirianos
Os sirianos pertencem aos sistemas estelares de Sírius, localizada na constelação de Canis Maior. Os sirianos são muito intuitivos e sentem-se atraídos por assuntos relacionados à arte e ao misticismo.

Por exemplo, nosso Sol é uma estrela do tipo G2. Sirius, uma estrela mais quente e branco-azulada, do tipo B3.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

R136a1

Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula. Sua massa é 265 vezes maior que a do Sol e seu diâmetro, 15 vezes maior. Encontra-se a 165.000 anos-luz de distância da Terra.

Quando se trata de volume, o topo da lista está ocupado pela UY Scuti, uma estrela hipergigante vermelha a aproximadamente 9,5 mil anos-luz da Terra e cujo diâmetro é 1700 vezes maior que o do Sol, segundo um estudo publicado em 2013 na revista Astronomy and Astrophysics.

O SkyView é um aplicativo que permite ver planetas, estrelas e constelações que estão ao seu redor apenas apontando a câmera do aparelho. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app permite ainda acompanhar fenômenos astronômicos e possui diversas ferramentas para personalizar a visualização.

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada.

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

A forma de animago de Sirius é um cão negro, e por causa das patas fofinhas que caracterizam este animal, o bruxo ganhou o apelido de Almofadinhas.

Esse brilho mais constante tem a ver com o fato de que eles estão bem mais perto (e parecem maiores) que o segundo tipo, astros que oscilam e piscam o tempo todo. Essas são de fato as estrelas, que estão muito, muito mais distantes.