Como identificar sinais de violência?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

SINAIS E SINTOMAS DE VIOLÊNCIA

  1. Ela sente-se envergonhada ou humilhada. ...
  2. Teme pela sua segurança pessoal e pela segurança de seus filhos e filhas. ...
  3. Sente que não tem controle sobre o que acontece na sua vida. ...
  4. Crê que suas lesões e problemas não são importantes.

O texto legal descreve como sendo violência moral qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Por exemplo, pode caracterizar violência moral, xingamentos ou atribuição de fatos que não são verdadeiros.

1- Marcas na pele: lesões na pele são as mais aparentes e não podem ser ignoradas. Em casos de feridas, hematomas, e queimaduras, deve-se questionar o menor e seu cuidador sobre o ocorrido. Há algumas marcas evidentes de agressão, como de cintos, chinelos e outros objetos.

Conversamos com psicólogas e listamos abaixo sinais deste tipo de abuso.

  1. Perda da 'essência'
  2. Distanciamento e controle.
  3. O que contam e como contam.
  4. Dependência emocional e dúvidas.
  5. Como se comporta quando está com o parceiro.
  6. O que fazer e o que não fazer nessas situações.

Cinco tipos de violência
E que lhe cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.

Se você perceber algum tipo de violência, denuncie
Se percebermos alguma atitude violenta, não devemos ficar caladas. Denunciar é o mais importante. A violência não se rompe sozinha. Busque apoio em um serviço da Rede de Atendimento às Mulheres.

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Por exemplo: ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insultos, chantagens, entre outros. Violência moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Violência psicológica e impactos na saúde
Quem sofre esse tipo de agressão normalmente desenvolve alguns quadros associados à depressão e ansiedade, que podem evoluir para doenças físicas e psicossomáticas, relata Ralmer Rigoletto. A vítima pode também se tornar um agente agressor.

O que é a agressão verbal? A agressão verbal é o crime caracterizado por episódios eventuais, frequentes ou continuados de comportamento agressivo com palavras, ameaçando, ridicularizando, humilhando e manipulando a vítima.

O tipo de violência mais notificado é a violência física (64,8%), seguida da violência psicológica (25,7%), negligência (11,6%) e violência sexual (11,3%). O tipo de violência mais frequente varia de acordo com a faixa etária analisada.

Alguns sintomas visíveis que respondem à somatização do estresse emocional são ansiedade, problemas com o sono e/ou alimentação, cansaço crônico, cefaleias, tristeza, apatia, depressão, consumo de psicofármacos e alto risco de abuso do álcool.

É possível comprovar a violência psicológica utilizando a tecnologia a seu favor. Qualquer evidência das ameaças e manipulações, como prints de mensagens, por exemplo, servem como prova. Gravar conversas, ter testemunhas e laudos de profissionais para atestar as consequências dos abusos também influenciam no processo.

Características da vítima de violência psicológica
Entre os comportamentos que a vítima desse tipo de violência tende a apresentar estão: Justificar as atitudes do opressor. Pedir desculpas com frequência, como se temesse uma punição. Dificuldade para identificar e aceitar as agressões psicológicas.

Os tipos de violência, de acordo com a OMS, são: violência autoinfligida, violência interpessoal e violência coletiva. A violência interpessoal se divide em doméstica ou comunitária, e pode ser classificada, de acordo com a natureza, em física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e por negligência.

Como saber se eu sofro gaslighting? O gaslighting nem sempre pode ser identificado facilmente, já que o indivíduo que o sofre começa a evitar a tomada de decisões, até as mais simples, dúvida de si e desconfia dos próprios pensamentos.

Violência moral (não-visual): Entende-se por violência moral qualquer conduta que importe em calúnia, quando o agressor ou agressora afirma falsamente que aquela praticou crime que ela não cometeu; difamação; quando o agressor atribui à mulher fatos que maculem a sua reputação, ou injúria, ofende a dignidade da mulher.

A maior parte, porém, é do sexo feminino. O Ipea aponta que a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no País. Esse tipo de violência está entre os que mais geram gastos no SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o Ministério da Saúde, a cada quatro minutos, uma mulher dá entrada no SUS vítima de violência sexual.

Tais atitudes e comportamentos podem vestir a roupagem de insultos constantes, xingamentos, desvalorização, humilhações públicas, chantagem, ridicularização, ameaças, manipulação afetiva, críticas pelo desempenho sexual, omissão de carinho.