Como identificar se o solo é arenoso ou argiloso?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

A diferenciação dos tipos de solo é uma forma de classificá-los de acordo com suas características físicas, como cor, textura e porosidade. Sendo um recurso natural renovável formado por meio do processo de intemperismo das rochas, o solo é o principal substrato para o desenvolvimento das atividades humanas.

Esse tipo de solo apresenta um acúmulo de alumínio e matéria orgânica. Contudo, em termos gerais, o predomínio na sua composição é de areia. Por isso, é considerado um solo muito ácido e pobre. A camada subsuperficial desse solo arenoso pode assumir a cor avermelhada, amarelada, acinzentada ou decididamente escura.

Solos arenosos, apresentam textura grosseira e tem como principais características a baixa retenção de água, baixa coesão entre partículas, baixa CTC e menor porosidade total, porém, maior quantidade de macroporos quando comparados a solos argiloso e facilidade na realização de práticas de preparo do solo.

Identificado em praticamente 6% do território brasileiro, o solo arenoso é encontrado principalmente na região do cerrado e exige cuidados especiais.

Esse tipo de solo é encontrado nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.

Os solos com textura argilosa são caracterizados por encharcarem com relativa facilidade no Inverno e tornarem-se excessivamente secos no Verão. Um solo com textura argilosa é também considerado um “solo pesado” e por essa razão revela-se difícil de ser trabalhado.

No que se refere aos solos argilosos, tem-se: grãos pequenos e bem compactos, os quais são impermeáveis e acumulam grande retenção de água. Ao contrário do solo arenoso, eles possuem uma alta concentração de nutrientes, o que torna esse tipo de solo bom para o cultivo agrícola.

A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.

O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Todo solo argiloso tem grande microporosidade, contudo, também pode ter grande macroporosidade dada pela agregação (estrutura).

Os diferentes tipos de solos são identificados com base em critérios como: textura, composição mineral, aspectos da rocha mãe, condições climáticas da área de formação, relevo e outros. De acordo com a textura, os solos podem ser classificados em arenosos, siltosos e argilosos.

O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.

Uma boa alternativa para aumentar a fertilidade do solo arenoso é a adubação verde. Basicamente, essa ação consiste em usar plantas, que podem ser de espécies como gramíneas ou leguminosas, a fim de garantir uma proteção da área e também melhorar as condições biológicas, físicas e químicas do solo.

O solo arenoso tem diversas características que dificultam o cultivo. A principal delas é a pobreza de nutrientes e matéria orgânica, responsáveis pela nutrição e pelo desenvolvimento saudável da plantação. Outra grande dificuldade de plantar em solo arenoso é a falta de água.

Com se pode deduzir da tabela acima, uma argila é formada por grãos extremamente pequenos, invisíveis a olho nu. As areias, por sua vez, têm grãos facilmente visíveis, separáveis e individualizáveis, o mesmo acontecendo com o pedregulho. Estas características mudam o comportamento do solo, conforme veremos adiante.

Cultivos que podem ser realizados em um solo arenoso
Na atualidade, terras onde predominam os solos arenosos são responsáveis por uma parte significativa do volume de produção de soja, milho, algodão, melão, manga e madeira para celulose, entre muitos outros produtos agrícolas.

Para saber qual é a melhor terra para horta, pegue um punhado nas mãos e aperte. Se o solo for arenoso, irá esfarelar, pois é seco e pobre em matéria orgânica. Se for argiloso, tenderá a ficar no formato da mão fechada, pois é rico em matéria orgânica.