Como identificar se o RN está com dor de barriga?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Confira alguns sintomas de cólica em recém-nascido:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Quando o bebê se espreme ou faz força não significa que ele está com cólicas. Essas situações são normais, principalmente nos bebês pequenos. Eles fazem força para evacuar e essas expressões não necessitam de nenhum manejo especial. Por isso, não se preocupe se o bebê se espreme muito, às vezes até ficando vermelho.

Viroses e Infecções. Essa dor de barriga em bebê pode ser ocasionada por vírus e bactérias que estão no ar ou em locais contaminados. Geralmente, a dor vem acompanhada de febre, vômito e diarreia. Por isso, o primeiro passo é manter a hidratação do pequeno através do aleitamento e com água.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Alguns chás, quando tomados pela mãe, são capazes de modificar a composição do leite e auxiliar no alívio das cólicas no bebê. Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê.

não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração; – não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns medicamentos podem interferir na amamentação; – não é recomendado fazer dietas para emagrecimento.

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!

Mas, o bebê com disquesia, não consegue ainda relaxar a musculatura para que a evacuação aconteça. Porém, o alivio acontece assim que ele evacua diferentemente da cólica que traz um incomodo mais longo”, afirma Dra. Patrícia Terrivel, pediatra neonatologista.

Pode ser a disquesia do lactente. Seu bebê nasceu e poucos dias depois ela começa a demonstrar algum desconforto abdominal. Chora, se estica e se contrai todo e reclama bastante. Os pais, principalmente de primeira viagem, ficam muito preocupados e comumente chamam isso de cólica.

Uma das dicas principais para evitar gases no recém-nascido é colocá-lo para arrotar logo após a amamentação. Para isso, sente-o no seu colo com a coluna ereta e a cabeça apoiada no ombro do responsável por cerca de 10 a 15 minutos.

Para ter certeza que o leite está sendo oferecido ao bebê de forma que ele fique satisfeito, é importante que a amamentação até os 6 meses seja feita em livre demanda, sem restrições de horário ou tempo de mamada, mas que seja no mínimo de 8 a 12 vezes em um período de um dia.

Qual os melhores remédios para aliviar a cólica do bebê?

  1. Colic calm. O remédio mais conhecido, e possivelmente o mais usado para tratamento de cólicas em bebês, já que é considerado bastante seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. ...
  2. Simeticona ou Dimeticona. ...
  3. Funchicórea. ...
  4. Endorus. ...
  5. Lactobacillus reuteri.

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

O que é então? Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

A cólica se caracteriza por acontecer sempre no mesmo horário do dia, geralmente no final da tarde ou por volta da meia noite e tem duração aproximada de 3 horas.

O pediatra Daniel Meireles Leal (CRM 34509), da Clinipam, explica que na maioria dos casos as cólicas têm prazo certo para acabar: “há uma melhora gradativa até o terceiro mês de vida. Geralmente o problema inicia na segunda semana e se intensifica entre a quarta e a sexta.

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.