Como identificar se o processador está com defeito?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Primeiramente, é caso ele apresente problema ao ligar. Caso você ligue o computador, ele faça barulhinhos de que está ligando, o cooler funcione, mas o sistema operacional não carregue, esse é um sinal de problema no processador. Também pode acontecer dele ligar, mas imediatamente desligar sozinho.

2) PLACA-MÃE COM CURTO-CIRCUITO
Com placa-mãe em curto, pode travar aleatoriamente ou nem mesmo ligar o notebook. Em casos mais graves, uma placa em curto pode até mesmo queimar outros componentes e inutilizar o notebook. Por sorte, esse tipo de incidente mais extremo costuma ser mais raro.

10 anos

De maneira geral, um processador de um computador possui uma vida útil de cerca de 10 anos sem falhas. Isso significa que chips lançados há cerca de uma década ainda poderão ser usados para rodar grande parte dos sistemas operacionais e aplicativos da atualidade.

Seu computador pode funcionar com 100% de uso da CPU, desde que a temperatura permaneça sob controle. O superaquecimento como resultado do uso total pode ser prejudicial ao computador, mas ele ainda pode funcionar por boas 3 a 4 horas.

Se houver um botão liga/desliga na traseira da fonte, não esqueça de ligá-lo! A fonte deve ligar nesse momento (a ventoinha deve começar a girar). Se não ligar, verifique se há energia na tomada onde foi conectada. Se houver energia e a fonte não ligar mesmo assim, provavelmente está com defeito.

O 'Relatório do estado de funcionamento' é um bom ponto de partida para o check-up. Para aceder a esta funcionalidade basta clicar na tecla 'Windows', em seguida pesquisar segurança do windows e abrir o separador 'Desempenho e estado do funcionamento do dispositivo'.

Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o de alimentação da placa mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada. Outro problema pode ser na bateria, já que alguns modelos de placa-mãe não dão boot sem que ela esteja funcionado.

Se a imagem da sua tela está aparecendo com defeitos, pode ser consequência de problemas na placa de vídeo. As interferências podem ser linhas multicoloridas, deformidades nas imagens e até mesmo travamentos. Esses defeitos são conhecidos como vídeo riscado ou artefatos.

Umas das causas de problemas nas placas-mãe pode ser o software interno que ela tem. Para resolver isso é preciso redefinir ele direto pela BIOS / UEFI. Se dessa maneira não for possível, é preciso fazer o processo manual, removendo a CMOS, bateria do tamanho de uma moeda da placa.

Como saber se a placa-mãe queimou? Ela é uma das partes mais importantes de um computador e, sem ela funcionar corretamente, a máquina sequer liga. Um problema bastante comum é o “no bootable device” quando não encontra-se um disco rígido ou até mesmo o “no fan”, quando o cooler do processador não está funcionando.

É possível reparar uma placa-mãe? A resposta clara e rápida é sim – mas depende. Afinal, cada caso é um caso e as placas-mãe têm a fama de serem difíceis de arrumar. Além disso, muitas vezes o valor do reparo costuma ser bem elevado, o que já dificulta o trabalho.

O recomendado é que a limpeza interna seja feita de três em três meses, retirando a tampa do gabinete e eliminando a poeiras dos principais componentes: processador, memória, HD, Placa de Vídeo, Placa-mãe, Fonte etc. Para não ter problemas com oxidação, se possível, faça essa limpeza a seco, utilizando ar comprimido.

Uma das características mais importantes do processador é justamente o clock. Em geral, afirmamos que a velocidade do clock indica mais agilidade na CPU. Isso pois a velocidade do clock mede o número de ciclos por segundos que a CPU executa. Logo, a velocidade do clock é medida em gigahertz.

Não existe um tempo especifico para o CPU ficar desligado , se o mesmo estiver em um lugar conservado e bem guardado , pode passar até 3 ou 5 anos e depois você liga normalmente.

A vida útil de ambos fica em torno de 14 a 20 anos nos de uso domésticos, para servidores, se colocado em uso doméstico, bem mais.

O usuário deve se atentar à temperatura limite do processador e fazer com que ele trabalhe a até 30 graus abaixo dele. Por exemplo: se o limite for 80° C, para evitar problemas a temperatura não deve passar de 50° C.

Como resolver o uso de 100% da CPU

  1. Reinicie o computador. ...
  2. Mantenha o Windows atualizado. ...
  3. Encerre processos desnecessários. ...
  4. Feche programas e abas do Chrome que não estiver usando. ...
  5. Use antivírus e firewalls. ...
  6. Faça a reinstalação do Windows. ...
  7. Atualize o hardware.

O que faz um processador queimar? Há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado: vida útil, superaquecimento, overclocking do PC, sobrecarga de energia elétrica.

Para diagnosticar esse tipo de problema, você pode usar o HWMonitor, um programa gratuito de monitoramento de hardware que lhe permite monitorar a temperatura do processador, placa de vídeo, disco rígido e outros.

Os aplicativos são: AIDA64, CPU-Z e GPU-Z, que, além de informarem quais os componentes instalados, podem inclusive fazer alguns testes visando medir desempenho ou mesmo a estabilidade do computador, ajudando em um diagnóstico de possíveis problemas.