Como identificar se o bebê está com frio?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Bebê pode usar travesseiro? Não é indicado que bebês usem travesseiro. Isso ocorre porque a musculatura do pescoço dos bebês ainda não é forte o suficiente para sustentar o peso da sua cabeça, que é desproporcionalmente grande em relação ao tamanho do corpo.

coloque primeiro o body, depois o pagão e por cima um pijama bem quentinho no bebê. Os macacões de flanela são ótimas opções Nada de cobrir seu filho com cobertor, manta ou edredom para evitar sufocação. Se estiver muito frio, você pode recorrer aos sacos de dormir.

Extremidades geladas
Pés e mãos gelados não significam, necessariamente, que o bebê esteja com frio. Diante da imaturidade dos seus órgãos e da sensibilidade da pele, a temperatura pode ser apenas uma questão de circulação.

Caso a hipotermia não seja identificada ou tratada, o bebê pode desenvolver complicações que podem colocar sua vida em risco, como insuficiência respiratória, alteração da frequência cardíaca e aumento da acidez do sangue.

“Os recém nascidos transpiram pela cabeça, a região mais quente do corpo deles. Isso acontece principalmente durante a amamentação, quando o bebê faz força para sugar o leite”, explica o pediatra e neonatologista Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro ano de vida, de preferência a partir dos 18 meses de idade. Bebês com menos de 12 meses devem dormir em um berço firme, coberto apenas com o um lençol e de barriga para cima.

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com uso de ventilador e ficar mais confortável durante os dias mais quentes, sem que prejudique a saúde do pequeno.

NINHO PARA BEBÊ
No entanto, alguns pediatras não recomendam o uso. Depois que os bebês aprendem a rolar, segundo a ONG Criança Segura, esses produtos apresentam os mesmos riscos que os protetores de berço: os bebês podem ficar com o rosto preso nas laterais e sufocar, mesmo que sejam feitos de materiais respiráveis.

Descubra como identificar se o bebê está agasalhado demais

  • Irritabilidade;
  • Inquietação;
  • Choro sem motivo aparente;
  • Rosto vermelho;
  • Transpiração;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Pele irritada e avermelhada.

O ideal é sentir a temperatura do tronco do bebê. Normalmente a preocupação com a perda de calor corporal é tão grande que os pais podem acabar agasalhando demais o bebê e levando ao superaquecimento. E isso pode causar desidratação e febre.

Eles tendem a se mover livremente em seu berço ou cama porque eles pesam pouco e cabem praticamente de todos os jeitos. Devido às voltas e reviravoltas elas dificilmente conseguem permanecer cobertas durante toda a noite.

O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê. Se o dia estiver gelado, uma boa dica para manter o bebê aquecido é colocar uma toalhinha molhada com água morna na barriga durante o banho.

Nos dias frios, o ideal é passear com os pequenos entre 10h e 17h. Antes ou depois disso o indicado é ficar em casa, já que as temperaturas costumam ser mais baixas e o vento, mais forte. Aquele conhecido “cuidado da vovó” também é mais do que recomendado: evite sair com a criança após o banho.

Você pode colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Opte por tecidos de algodão, pois a lã pode dar alergia e ressecar a pele, e o náilon não é adequado para baixas temperaturas. Como os bebês perdem muito calor nas extremidades, mãos, pés e couro cabelo ficam mais gelados.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Quando os dentinhos estão nascendo, as crianças podem sentir coceira na gengiva, aumento da saliva, bem como inchaço na região e vermelhidão, além de perda do apetite, irritação e sono agitado. Febre baixa e fezes amolecidas podem surgir. Todos esses sintomas são passageiros e variam de uma criança para outra.

Sintomas de meningite bacteriana em recém-nascidos

  • Sinais de sepse. ...
  • Sonolência anormal (letargia)
  • Convulsões. ...
  • Vômitos.
  • Agitação e irritabilidade não características (sobretudo um recém-nascido que não se acalma quando está no colo)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de travesseiros é indicado somente após os 12 meses. O travesseiro não é indicado para recém nascidos, pois pode prejudicar a passagem correta do ar e o alinhamento da estrutura corporal, aumentando o risco da Síndrome de Morte Súbita.