Como identificar se o bebê está com cólica?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Confira alguns sintomas de cólica em recém-nascido:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

As mudanças da característica do leite durante a amamentação podem resultar em cólicas, e isso ocorre porque normalmente mudanças repentinas levam ao desconforto do bebê. Por exemplo, um bebê está mamando e a mãe o muda de um seio para o outro, antes que o bebê tenha ”acabado” um lado primeiro.

Como evitar cólicas no bebê? 5 dicas

  1. Evite a ingestão de ar. O momento de amamentar o bebê, tanto no peito quanto na mamadeira, é fundamental para evitar cólicas. ...
  2. Faça mudanças na dieta. ...
  3. Execute manobras de alívio para o bebê ...
  4. Inclua o uso de chás. ...
  5. Dê os medicamentos prescritos.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Conheça todos os alimentos que causam cólica no bebê

  • 1.1 Leite de vaca e seus derivados.
  • 1.2 Bebidas alcoólicas.
  • 1.3 Alimentos FODMAP'S.
  • 1.4 Alimentos com cafeína.
  • 1.5 Adoçantes industrializados.

Geralmente, para por volta dos 3 ou 4 meses, mas pode durar até os 6 meses de idade. Às vezes, nos bebês em aleitamento materno, a cólica pode ser um sinal de sensibilidade a um alimento da dieta da mãe, especialmente à cafeína.

Por que a cólica ocorre? Uma somatória de fatores: O sistema nervoso do bebê é extremamente sensível ao mínimo estímulo do ambiente ( por isso a importância da calma de quem tiver com o bebê no momento da cólica!) Além disso, o bebê começa a receber o alimento através de um intestino imaturo.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce
O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde. A erva doce é aromática de sabor agradável.

Mantenha o bebé numa posição vertical sobre o seu ombro, mesmo que este tenha adormecido. Apoie bem a cabeça do bebé sobre o seu ombro, de forma a que a barriga esteja a ser ligeiramente pressionada.

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

Massagear a barriga do bebê
Inicialmente, deite seu bebê com a barriguinha para cima. Aqueça suas mãos e comece a massagear levemente a barriga do bebê em movimentos circulares em torno do umbigo. Além disso, é aconselhável flexionar com cuidado os joelhos do neném e levá-los contra a barriguinha dele.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

“Às vezes, a mãe bebe muito leite de vaca e isso pode causar algum problema na criança, como cólicas. Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína.