Como identificar se é plural ou singular?

Perguntado por: eoliveira5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.

O que é Singular:
Exemplo: “No alto daquela montanha há uma casa singular. Não existe nada parecido na região”. O singular está relacionado com o conceito da singularidade, ou seja, quando algo pertence ou é utilizado apenas por um indivíduo específico.

Quando o sujeito é indeterminado, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural. Porém, quando a indeterminação é indicada pela partícula se, o verbo fica no singular.

Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento. Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: Não pare agora...

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Porões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O plural da palavra troféu é troféus. O meu time ganhou um troféu. O meu time ganhou quatro troféus.

lá·pis

singularlápis
plurallápis

9. Pronome relativo antecedido da expressão “um dos”, “uma das” – verbo na 3ª pessoa do singular ou do plural. Ex.: Ela é uma das que mais impressiona (ou impressionam). Quando apresenta uma ideia de seletividade, fica obrigatoriamente no singular.

Regras do plural
Palavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”. Exceção: cânon – cânones. Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”. Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”.

Os verbos flexionam de acordo com pessoa, número, modo, tempo e voz. Importante: No Brasil, a 2ª pessoa está caindo em desuso, sendo mais comum o uso dos pronomes de tratamento “você” (singular) e “vocês” (plural), que leva conjugação na 3ª pessoa.

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

Lembrando que são palavras variáveis substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Exemplos: cota-parte (cotas-partes) mão-boba (mãos-bobas)

Existem, no português de hoje, palavras que só existem no plural, mesmo que façam referência a algo único. É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância.

vida substantivo, feminino (plural: vidas f)