Como identificar relacionamento aberto?

Perguntado por: lbarros6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Em um relacionamento aberto, não há sentido de exclusividade, e as duas pessoas concordam que podem se relacionar com outras pessoas sem isso ser considerado como uma traição ou infidelidade.

Para algumas pessoas, isso significa sair em encontros casuais e ter relações sem compromisso com outras pessoas além dos seus parceiros principais. Para outras, o relacionamento aberto significa apenas "passes livres" ocasionais para ter uma noite ou uma rápida saída sexual.

O relacionamento aberto pode oferecer ao casal mais liberdade para explorar diferentes parceiros e formas de intimidade fora do relacionamento padrão. O que pode ser benéfico para aqueles que querem experimentar com seu próprio gênero ou curtir algo a mais com alguém sem necessariamente se comprometer com essa pessoa.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.

Já o relacionamento aberto seria um tipo de não-monogamia que prioriza a relação a dois e “cada um pode compartilhar a intimidade com outras pessoas, sem que o parceiro fixo se sinta magoado ou enganado”. É importante lembrar que este é um costume que vai e volta na sociedade.

Um relacionamento aberto é uma atitude relacional que está não condicionada por padrões de comportamento, regras, pré-estabelecidas; amizade colorida é uma relação, ou atitude relacional, em que o comportamento das pessoas envolvidas poderá assumir diferentes formas de expressão, sem estar subordinado a falsas crenças, ...

Procure mais informação sobre os casais abertos
Se o seu parceiro não especificou um, pergunte. Alguns desses tipos de relacionamento podem ser mais adequados para você e você pode chegar a um acordo. Por outro lado, absorver informações é uma grande ajuda para se libertar do preconceito e praticar a normalização.

Saiba quem são os famosos que têm relacionamentos abertos

  • FRED NICÁCIO E FÁBIO GELONESE.
  • ALINE WIRLEY E IGOR RICKLI.
  • WILL SMITH E JADA PICKETT.
  • FERNANDA NOBRE E JOSÉ ROBERTO JARDIM.
  • PINK E CAREY HART.

Outra forma de se relacionar que tem ganhado adeptos é o relacionamento híbrido, em que uma das partes de um casal possui relações extraconjugais, enquanto a outra está satisfeita em manter a monogamia, não se importando com as demais relações de seu companheiro. Não é uma relação aberta e nem uma relação flexível.

Amizade colorida significa o relacionamento onde há interação sexual entre os comprometidos, como carícias, beijos, relações sexuais, características do namoro.

A amizade colorida vai além de um relacionamento comum entre amigos. Segundo Aline, “nessa relação, há uma interação com intimidade física, inclusive pode envolver sexo”. Exatamente como nos filmes “Sem Compromisso” e “A escolha perfeita”, não se trata de um namoro, não há a exigência de fidelidade ou compromisso.

Com a maior disseminação da pauta de relacionamentos não monogâmicos, um termo que tem ganhado destaque é o famoso trisal, um “casal” formado por três pessoas. Em Brasília, um exemplo de trisal é o relacionamento entre Diego Gonçalves, 32; Karina Pereira Matos, 26; e Sanny Rodrigues, 30.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

Isto é, construir outro relacionamento simultaneamente à relação que não representa mais a felicidade plena. Com isso, elas se sentem autorizadas a manter experiências e vínculos sexuais ou afetivos duplos, vivendo as relações concomitantemente.