Como identificar questões erradas do Cespe?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Agora, uma dica da nossa equipe: é mais fácil identificar as questões erradas que as corretas. Como assim? Para uma questão estar errada, basta que qualquer informação esteja incorreta. Já o contrário, para um questão ser considerada verdadeira, é preciso que ela esteja completamente correta.

Nota de corte em concurso público (pontuação para concursos)
Digamos que você tenha feito uma prova da banca Cebraspe (CESPE) em 2021 e tenha ficado com uma pontuação de 47 pontos no final.

Se a prova tem 120 itens, a tendência é que no gabarito haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você vai assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20. Se você acertar 11 e errar 9, já terá valido a pena, pois ganhará 2 pontos.

Então, quais técnicas de chute utilizar?

  1. 1 – Sempre conte quantos itens são corretos e errados. Como dito acima, está confirmado que o Cespe tende a dividir com equilíbrio as questões corretas e erradas. ...
  2. 2 -Resolva a prova buscando os itens erados. ...
  3. 3 – Ou resolva a prova marcando os itens que tem certeza.

A banca Cespe/Cebraspe não precisa ser o seu bicho-papão!

  1. Conheça o formato da prova. ...
  2. Cuidado com os chutes. ...
  3. Atenção aos enunciados! ...
  4. Foque nas palavras-chave. ...
  5. Estude por provas anteriores. ...
  6. Se não souber alguma questão, não se desespere! ...
  7. Conheça muito bem o edital.

Para o cargo de Escrivão, a nota de corte foi de 66 pontos. E para o cargo de Papiloscopista a nota de corte foi de 64 pontos. Já na Polícia Rodoviária Federal, que teve seu último concurso em 2021 e teve a Cebraspe como banca organizadora, a nota de corte foi de 73 pontos para o cargo de Policial Rodoviário.

O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos).

No caso de um concurso público com 60 questões, o número de questões que devem ser acertadas para passar varia de acordo com as regras do edital. Por exemplo, alguns editais podem exigir que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para serem aprovados.

Apesar do modelo “certo e errado” ser o preferido das avaliações objetivas do CESPE/Cebraspe, ele não é o único. Nesse modelo, uma alternativa errada anula uma correta, por isso é possível que o candidato zere a pontuação mesmo se tiver acertado 50% da prova.

O candidato 1 vai sair com a vantagem de dois pontos, mesmo que nem tenha o conhecimento necessário para acertar a questão anulada. Exclusão da validade da questão e redistribuição dos demais pontos.

Basta acessar a página específica e informar o CPF e o código que constarem na página.

Resposta verificada por especialistas
Em uma prova com 40 questões um candidato que acerte 70% terá respondido 28 questões corretamente.

Para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

Se não sabe ou está muito em dúvida, é preferível deixá-la em branco para não correr o risco de anular uma certa. Pois, se você acertar 50 questões e deixar as outras 50 em branco, por exemplo, sua pontuação final será 50.

A alternativa A
Por ser a primeira resposta que os alunos vão ler, muitos preparadores de prova para concursos consideram fácil demais colocar a resposta certa na letra A. Leia com bastante atenção antes de marcar a alternativa A, pois ela pode conter alguma pegadinha.

Os assuntos relativos à lógica sentencial (ou proposicional), ou seja, aqueles englobados pelo item 3 e seus subitens do último edital, foram os de maior incidência nas provas de raciocínio lógico aplicadas pelo CESPE em três dos quatro cargos da PF (Agente, Escrivão e Papiloscopista).

um mais. um. um é igual a dois então resposta que nós procuramos. é simplesmente dois agora como eu vou encontrar esse dois em uma das alternativas preciso testar uma a uma é ou não é portanto.

Faça e refaça muitas questões
É essencial conhecer bem o comportamento da banca organizadora do seu concurso público. Pegue as provas de certames anteriores, leia e releia as perguntas várias vezes. Observe bem como elas são formuladas, tentando identificar onde estão as pegadinhas.