Como identificar próclise mesóclise ênclise?
A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.
- Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
- Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
- Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.
Quando usar próclise e mesóclise?
Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.
Qual é a regra da ênclise?
Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma! Rogério, ajude-o nos deveres da escola.
Que palavras atraem a próclise?
A colocação pronominal Próclise é empregada quando tiver palavras ou expressões negativas, conjunções subordinativas, advérbio, pronomes relativos, demonstrativos ou indefinidos, frases interrogativas, exclamativas ou optativas, verbo no gerúndio antecedido da preposição "em" ou formas verbais proparoxítonas.
O que é ênclise e exemplos?
Em português os pronomes em posição enclítica juntam-se ao verbo através de um hífen (em castelhano, por exemplo, "colam-se" ao verbo sem hífen: <dámelos>), subordinando-se assim à estrutura silábica do verbo. São exemplos de ênclise os seguintes casos: i) O Pedro ofereceu-lho ontem.
Quais são os casos de próclise?
Eis os casos em que a próclise deve ocorrer: Em orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo (não, nunca, nada, ninguém ). Exemplos: “Ninguém se apaixona de propósito.” “Não nos iludamos com as promessas do governo.” “Jurema nunca lhe contou a verdade.” “Papai nada me disse sobre esse assunto.”
Quando a próclise é obrigatória?
É o emprego dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. O uso da próclise torna-se obrigatório: junto a palavras negativas. junto a palavras interrogativas.
Quando não se pode usar ênclise?
Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”
Como identificar a mesóclise?
A intercalação do pronome em mesóclise ocorre de maneira que um pronome oblíquo átono ficará intercalado, separado por dois hifens. Como exemplos desse tipo de pronome, podemos citar: lhe, me, te, o, a.
Como identificar uma mesóclise?
Na mesóclise, o pronome oblíquo aparece no meio do verbo, entrecortando-o com hífens. Na ênclise, o pronome oblíquo aparece após o verbo, sendo ligado a ele por hífen. Em locuções verbais, as regras se aplicam ao verbo principal da oração.
Onde não usar próclise?
Quando não usar próclise? Não deverá ser usada a próclise nas seguintes situações… No início das orações: Dá-me teu número, por favor. Em orações imperativas afirmativas: Sente-se agora e coma!
Como saber se o pronome vem antes ou depois?
Do ponto de vista prático, vale lembrar que sempre que ocorrerem as palavras “que”, “quem”, “quando”, “onde”, “porque”, “não”, “nunca”, “como”, usamos os pronomes citados antes dos verbos, ou seja, em próclise.
Quais são os sete tipos de pronomes?
Tipos de pronomes
- Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
- Pronomes Possessivos.
- Pronomes Demonstrativos.
- Pronomes Indefinidos.
- Pronomes Relativos.
- Pronomes Interrogativos.
O que puxa o pronome?
A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado).
Pode usar próclise depois de vírgula?
Em regra, não é permitido próclise após a virgula (mas atenção com partícula atrativa que exista anteriormente) Em regra, não é permitido próclise após vírgula, todavia nesse caso ele é antecedido por pronome relativo: “que”. Linhas 28 e 29: “garantir o efetivo caráter público de que, em princípio, se revestem”.
Quando não usar pronome oblíquo?
Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.
O que significa próclise mesóclise e ênclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
O que é um pronome Enclítico?
1. [ Gramática ] Diz-se de palavra que, sendo átona ou perdendo o acento próprio, parece fazer parte de outra, que a precede. 2. [ Gramática ] Que é posposto ao verbo, falando-se de pronomes átonos.
Quais são as principais regras de colocação pronominal?
Há três tipos de colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise. Próclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado antes do verbo. Ênclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo. Mesóclise: quando o pronome oblíquo átono é colocado no meio do verbo.