Como identificar problemas na alfabetização?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Dificuldade em conectar as letras com seus sons. Dificuldade em rimar e / ou brincar com sons e palavras. A maioria das crianças na pré-escola consegue rimar e se envolver com atividades de consciência fonêmica, mas algumas crianças parecem não ter consciência intuitiva sobre como os sons podem ser manipulados.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. Com isso, é possível apontar sinais de desatenção e falta de concentração. É válido, inclusive, questionar-se se a metodologia utilizada tem sido ou não eficaz em sala de aula.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

O TDAH se manifesta, geralmente, antes dos 7 anos de idade. Em 95% delas, o transtorno se revela antes dos 12 anos. É importante salientar que o TDAH ocorre na fase de desenvolvimento da criança.

A escrita das crianças se constrói em três grandes períodos, sendo que cada um deles comporta subdivisões: Nível pré-silábico, Nível silábico e Nível silábico alfabético e alfabético.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  • fluência de leitura em voz alta;
  • quantidade de páginas lidas por semana;
  • variedade das leituras escolhidas;
  • compreensão de texto.

Para a elaboração do diagnóstico de leitura, considere as várias competências das Linguagens e suas Tecnologias destacadas pela BNCC. Algumas competências importantes são: empregar a linguagem comunicativa adequada para cada contexto, compreender a língua como um fenômeno cultural, histórico e social, entre outros.

Para identificar os transtornos de aprendizagem é preciso que o paciente seja submetido a uma avaliação multidisciplinar (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e outros).

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O primeiro passo para identificar dificuldades de aprendizagem é observar a criança de perto. Os pais, professores e cuidadores devem estar atentos a sinais como dificuldades na leitura, escrita ou matemática, bem como problemas de comunicação ou comportamento.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

Como iniciar um relatório individual do aluno? NOME DO(A) ALUNO(A), NASCIDO(A) EM XX/XX/XXXX, SÉRIE/ANO CICLO. Encontra-se no processo de alfabetização com muitas dificuldades mesmo com adaptação do currículo na leitura e escrita.

Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.

Os três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles se caracteriza por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V — Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.

Quais são os principais comportamentos do TDAH na escola? Há que se ressaltar o fato de haver três tipos de comportamentos no contexto do TDAH, são eles: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Assim, o aluno pode manifestar alguns dos sintomas que pertencem a um desses grupos.

Trata-se de uma disfunção executiva, que portanto afeta a capacidade de aprendizagem apenas indiretamente. Por outro lado, nos transtornos de aprendizagem encontra-se uma dificuldade intrínseca à aprendizagem, envolvendo normalmente a capacidade de raciocínio, compreensão e articulação das idéias.