Como identificar pessoas tóxicas na família?

Perguntado por: efernandes3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quais as características das pessoas tóxicas na família?

  1. Comentários cruéis e críticos. Ninguém conhece você mais do que a sua família. ...
  2. Tratamento de silêncio. Este é um sinal clássico de um relacionamento tóxico, não importa qual tipo. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Controle. ...
  5. Abuso verbal, físico ou emocional.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

Isso atrai pessoas tóxicas, porque as pessoas honestas são muito mais fáceis de descobrir. Uma pessoa tóxica já sabe exatamente como se sentem, então eles são mais fáceis de manipular. Eles sabem que a pessoa mentalmente forte não está escondendo nada que possa dificultar seus esforços.

O que são pessoas tóxicas na família? Uma família tóxica, também muitas vezes chamada de família disfuncional, é aquela que causa dor, sofrimento e angústia através dos seus comportamentos tóxicos. Esses comportamentos podem ir desde chacotas, xingamentos ou até mesmo abusos.

Isso acontece porque o ser humano tem uma grande necessidade de pertencimento a um grupo, de aceitação e de aprovação. A família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte. Quando se trata de rejeição familiar, o desafio se torna um pouco maior, pois é algo que pode estar atrelado ao indivíduo desde a infância.

Segundo a psicóloga Beatriz Lima, “família tóxica ou disfuncional é aquela que frequentemente tem comportamentos não-saudáveis, como chacotas, mentiras, chantagens e manipulação, dando margem a sentimentos de angústia e sofrimento”.

Como saber se estou em um ambiente tóxico?

  1. Falta de entusiasmo nas atividades rotineiras. ...
  2. Insegurança em excesso. ...
  3. Situações frequentes de fofoca e bullying. ...
  4. Incompatibilidade com a cultura e os valores da empresa. ...
  5. Ambiente com alta rotatividade de funcionários. ...
  6. Líderes tóxicos.

Atitudes para sair de um relacionamento que te faz mal

  1. 1 – Escreva uma lista com os motivos do término. ...
  2. 2 – Ouça os seus entes queridos. ...
  3. 3 – Chame a outra pessoa e conte a sua decisão. ...
  4. 4 – Tenha a consciência de que essa é a melhor escolha. ...
  5. 5 – Siga em frente e se coloque como prioridade.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

"Quando uma pessoa tóxica não puder mais te controlar, ela vai tentar controlar como os outros te veem. A informação errada parecerá injusta, mas esteja acima disso, acreditando que as outras pessoas eventualmente conseguirão enxergar a verdade, exatamente como você conseguiu."

“Quando o núcleo familiar é tóxico se afastar é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Estabeleça um local de segurança
Quando se está em um ambiente de trabalho tóxico, é possível sentir com muita negatividade ao redor. E por isso a importância de estabelecer um local de segurança, para que o colaborador consiga um pouco de conforto e ter momentos de paz para refletir sobre o momento em questão.

Um fator de influência parece ser a existência ou não de um forte sistema público de assistência e apoio à população. Em países com programas de bem-estar social robustos, as pessoas simplesmente precisam menos de suas famílias e têm mais flexibilidade para manter ou não esses laços.

Corresponde a uma atitude adolescente, mas persiste em muitos adultos. O núcleo familiar não é como a pessoa deseja, e isso é motivo suficiente para negar o seu amor. É comum que esse ódio surja porque a pessoa sente que a família falhou de uma forma séria ou quando sofreu maus-tratos graves.

Quando há desconforto, inferiorização, abuso e humilhação nas relações familiares, significa que existe um relacionamento tóxico no núcleo familiar.”