Como identificar parentes tóxicos?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Como identificar uma família tóxica?

  1. Problemas de comunicação: a comunicação se faz notar por sua absoluta ausência. ...
  2. Manipulação emocional: para conseguir atenção e carinho, normalmente se recorre à chantagem emocional, às mentiras "piedosas" e à manipulação.

Quando há desconforto, inferiorização, abuso e humilhação nas relações familiares, significa que existe um relacionamento tóxico no núcleo familiar.”

Quando o núcleo familiar é tóxico se afastar é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

Afastar-se do seu pai ou da sua mãe vai ajudar você a se sentir mais confiante para encarar o mundo de frente. Caso não queira cortar o contato completamente, reduza as visitas e comunicações por um tempo para ver como você se sente com os seus pais ocupando um espaço menor na sua vida.

Ser desumano, agir com traição e destruir alguém são comportamentos tóxicos que afetam tanto o alvo quanto quem pratica esses atos.

“Quando o núcleo familiar é tóxico se afastar é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

A doutrina estrangeira caracteriza a HAP – Hostile Agressive Parenting como a situação em que um dos pais – ou pessoas ligadas à criança – divergem acerca de valores, educação, religião etc.

Corresponde a uma atitude adolescente, mas persiste em muitos adultos. O núcleo familiar não é como a pessoa deseja, e isso é motivo suficiente para negar o seu amor. É comum que esse ódio surja porque a pessoa sente que a família falhou de uma forma séria ou quando sofreu maus-tratos graves.

Sagrada, a família é o nosso porto seguro, onde encontramos o apoio necessário para os momentos de dificuldade e alegria da partilha diária.

sociopsicopata

O sociopsicopata. Esta é uma das personalidades mais perigosas. Nos encontramos diante de pessoas impulsivas, que não estabelecem limites afetivos e não sentem remorso quando causam mal aos demais. São pessoas ambiciosas que alcançam seus objetivos sem se importar em destruir pessoas pelo caminho.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

É claro que toda família têm problemas.
...
Confira abaixo algumas dicas.

  1. Não esperes mudanças. É impossível raciocinar com uma pessoa tóxica. ...
  2. Seja positiva. As pessoas tóxicas são muito críticas e negativas. ...
  3. Busca a companhia de pessoas boas. ...
  4. Trabalha sua autoestima. ...
  5. Evite a dependência emocional. ...
  6. Seja assertivo. ...
  7. Procure ajuda.

Quando a falta de diálogo existe há mais tempo e a relação tóxica está mais enraizada, a ajuda de um profissional pode ser necessária. Uma alternativa é a terapia familiar, um processo que pode ser demorado e os indivíduos aprendem a identificar comportamentos prejudiciais e a respeitar opiniões e decisões do outro.

Família intrometida, o que você deve saber para lidar melhor com...

  1. 1 – Selecionar os assuntos tratados. ...
  2. 2 – Faça com que a pessoa se sinta útil. ...
  3. 3 – Fale abertamente e com cuidado. ...
  4. 4 – Aceite ouvir e assuma suas decisões. ...
  5. 5 – Mostre o que você agrega. ...
  6. 6 – Não perca de vista sua individualidade.