Como identificar os Pontos Críticos de Controle?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Para encontrar um ponto crítico de controle, os gestores devem fazer algumas perguntas, como:

  1. Nessa etapa poderá ocorrer uma potencial contaminação?
  2. Qual ação é possível tomar para evitar o risco?
  3. Se não há o que fazer nessa fase, como o risco pode ser prevenido ou reduzido?
  4. Há um método para fazer o monitoramento?

De acordo com Freitas (2011), esses pontos são classificados em Biológico- PCC (B), Químico- PCC (Q) e Físico- PCC (F), cada qual segundo a natureza do risco envolvido. Sendo que o PCC B, pode se subdividir.

Na hora da criação do plano APPCC, comece pelo primeiro princípio — fazer uma análise dos riscos biológicos, químicos e físicos em cada fluxograma. A primeira fase da análise de risco é identificar os diferentes perigos. A segunda é avaliá-los.

Ponto crítico de controle (PCC)

De forma geral, as cartas são escritas por presos que recebem ordens da cúpula do PCC. Depois de escritas com letras do alfabeto, são enviadas para o "setor de codificação" para o detento responsável transformar os textos em códigos. "Elas só saem para a rua codificadas.

O comando do PCC é formado por um conselho de sete criminosos, seis deles presos e um foragido. O chefe maior, que tem ascendência sobre os demais, é Marco Willians Herbas Machado, o Marcola. O conselho compõe a Sintonia Final, que é o alto comando criminoso. Há "sintonias" regionais e diretorias.

Com o tráfico de drogas como sua principal fonte de lucro, o PCC (Primeiro Comando da Capital) proíbe o uso abusivo de entorpecentes e o consumo das chamadas 'drogas proibidas' entre os 'irmãos' -- como a facção refere-se aos seus integrantes.

Também há a frase “nóis ta presente” e “PM”, que é a abreviatura para Polícia Militar. Este é o símbolo da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), rival dos executores do crime – o CV (Comando Vermelho).

Quem tem mais poder PCC ou CV? O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Saiba mais sobre os principais tipos de contaminações na indústria de alimentos

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.

Boa parte de suas atuações se concentra no estado de São Paulo. A principal fonte de faturamento é o tráfico de drogas, mas atividades criminosas como assalto a banco, roubo de cargas e sequestros também fazem parte das operações do grupo.

Ponto crítico de controle é uma etapa, matéria-prima ou ingrediente em que ocorre um perigo e podem ser aplicadas medidas preventivas para controle (eliminando, prevenindo ou reduzindo) o perigo. Os PCCs são os pontos caracterizados como realmente críticos à segurança.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Nota-se que no Manual de Boas Práticas os processos descritivos asseguram as práticas operacionais visando a garantia da segurança e inocuidade dos produtos alimentícios, enquanto que o Plano APPCC compreende sistemas preventivos através do monitoramento e checagem dos pontos críticos de controle.

O Sistema APPCC (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) cuja sigla em inglês é HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), consiste em um sistema de controle sobre a segurança do alimento mediante a análise e controle dos riscos biológicos, quimicos e físicos em todas as etapas, desde a ...

O PPRO é um tipo de PPR. No entanto, ele advém de uma análise que verifica potenciais perigos na produção. Ou seja, ele já é um pouco mais específico do que o PPR, uma vez que considera a probabilidade e severidade de um perigo acontecer.

Ponto crítico de controle (PCC) está sempre relacionado a etapa de processo e PPRO está sempre relacionado a um Programa de Boas Práticas que pode, dependendo do caso, dar suporte ao processo de fabricação, mas existem anteriormente a qualquer processo de produção específico.

A única rivalidade nacional é a travada contra o CV (Comando Vermelho), oriundo do Rio de Janeiro. "Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.

Com a dificuldade de Marcola de se comunicar no presídio federal de Brasília, Camacho passou a Tuta o cargo de principal líder em exercício — entre os que estão presos e em liberdade —, de acordo com o MP. Para tanto, tem como braço direito Colorido.