Como identificar os números na reta numérica?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os números na reta numérica são dispostos em relação ao zero. Assim, os números positivos ficam do lado direito da reta, e os negativos, do lado esquerdo. O lado positivo é organizado de forma crescente, ou seja, do menor termo numérico para o maior.

Em teoria, infinitos números. Explicação: A reta numérica é uma representação gráfica dos números reais, que é uma coleção infinita e contínua de números. Portanto, em teoria, podemos representar infinitos números na reta numérica.

Lembre-se que as retas são linhas não curvas infinitas e, portanto, são representadas por setas nos dois lados. Elas são indicadas por letras minúsculas (r, s, t). Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas.

1 – Escolha uma reta e nela escolha um ponto que será chamado de origem. A esse ponto atribua o número 0 (zero). 2 – Escolha um “sentido positivo” para essa reta. Por exemplo: em uma reta horizontal, poderemos escolher o sentido “da esquerda para a direita” como sentido positivo.

Como os números racionais são usados para representar frações de unidade, sua localização na reta numérica ficará entre as marcas dos inteiros que representam precisamente unidades inteiras.

coordenadas x e

A ordem escolhida é a seguinte: Primeiro vêm as coordenadas x e, depois, as coordenadas y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização qualquer.

Considerando dois pontos em uma reta, podemos escrever uma equação para essa reta, calculando o coeficiente angular entre esses pontos e, em seguida, calculando a interceptação em y na equação reduzida da reta y=mx+b.

Resposta. 1/8 é aproximadamente 0,12 então se localiza entre o 0 e o 1.

Explicação passo-a-passo:

  1. 2/5 = 0,4.
  2. 5/2 = 2,5.
  3. 6/5 = 1,2.
  4. 11/3 = 3,6.

Resposta verificada por especialistas
O número 0,75 se encontra na fração 3/4 da distância entre 0 e 1 na reta.

Os números inteiros podem ser representados por pontos na reta numérica. Nesta representação, a distância entre dois números consecutivos é sempre a mesma. Os números que estão a uma mesma distância do zero, são chamados de opostos ou simétricos.

Quando colocamos os números corretamente na reta, eles são organizados da esquerda para a direita, posicionando os menores à esquerda e os maiores à direita.

Basta dividirmos 2 por 3. Ou seja, fica entre 0 e 1.

Uma reta numérica é uma reta na qual são marcados e ordenados todos os números reais. Esses números são organizados sobre a reta para que todos os pontos nela representem um número real e de modo que nenhum ponto da reta represente dois números reais ao mesmo tempo.

O primeiro passo é traçar o ponto de origem, como dissemos. À direita desse ponto, como é convencionado, colocamos os valores positivos dos números reais. No lado esquerdo, ficarão os números negativos. Você também deve ter em mente a unidade de medida para sua reta.

Descrição: A reta numérica é uma reta onde os números são colocados de maneira ordenada e consecutiva. É um instrumento que pode ajudar os alunos a desenvolver estratégias para resolução de problemas sem usar o algoritmo, mas valendo-se do cálculo mental.

É possível começar construindo a reta com as próprias crianças. Apresente a ideia de produzir uma reta (como a régua) com eles e que os ajudará a realizar muitos cálculos, aguçando, assim, a curiosidade da turma. É nesse momento que os olhinhos brilham e vão se envolvendo na proposta do professor.

Ela possui um ponto de origem, geralmente o número 0 (zero).

Uma reta numérica tem, da esquerda para a direita, uma marca inicial em 0, uma marca em um décimo, 8 marcas não identificadas, e uma marca em 1. Um ponto azul está 6 marcas à direita da marca em 0, o mesmo ponto na reta numérica que estava identificado como três quintos na reta numérica anterior.

Os números reais formam um conjunto que engloba aos números positivos, negativos, decimais, fracionários, zero, além das dízimas periódicas e não periódicas. Esse conjunto é considerado o mais completo e é capaz de realizar operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Logo, a fração 1/2 vale 0,5, sendo assim, na reta numérica ela estará antes do número 1,2.