Como identificar os fatores de riscos?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Entre as principais medidas utilizadas para estimar fatores de risco estão o Risco Atribuível ou Diferença de Riscos (RA), Risco Relativo ou Razão de Riscos (RR) e Odds Ratio ou Razão de Chances (OR). Estas medidas costumam ser calculadas em função do delineamento de pesquisa.

5 passos para identificar riscos em sua empresa

  1. Diagnóstico de qualidade. ...
  2. Acompanhamento de tendências. ...
  3. Compliance. ...
  4. Gestão de projetos. ...
  5. Identificação de riscos.

Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.

Em geral, os fatores de risco podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • Comportamentais.
  • Fisiológicos.
  • Demográficos.
  • Ambientais.
  • Genéticos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Enquanto os riscos são eventos que podem ou não acontecer, os fatores de risco são condições que já existem e que podem influenciar os riscos.

Os riscos biológicos são a probabilidade de exposição a vírus e seres vivos microscópicos, que, em contato com outros organismos, podem causar doenças. Hospitais, necrotérios, laboratórios e coleta de lixo urbano são alguns exemplos de onde há probabilidade de exposição a esses agentes.

Para fazer a estratificação de riscos, são necessários exames básicos de saúde, como colesterol total e frações, glicemia em jejum e hemoglobina glicada, além de uma conversa entre o médico e o usuário, em que é aplicado um questionário.

Análise de Causa Raiz
FMEA (Análise de modo e efeito de falha) Diagrama de causa e efeito (Ishikawa ou espinha de peixe) Diagrama de Pareto. 5 porquês.

São 5 cores usadas no Mapa de Riscos Ocupacionais, cada uma relacionada a um dos tipos de risco:

  1. Verde define os riscos físicos. ...
  2. Vermelho é para os riscos químicos. ...
  3. Marrom abrange os riscos biológicos. ...
  4. Amarelo, são os riscos ergonômicos. ...
  5. Azul, associado ao risco de acidentes.

Identificação dos Riscos; Análise Qualitativa dos Riscos (avaliar probabilidade de ocorrência e impacto); Análise Quantitativa dos Riscos (analisar numericamente os efeitos do risco); Planejamento de Respostas (ações para aumentar as oportunidades ou reduzir as ameaças);

O Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

As fontes geradoras dos riscos podem ser equipamentos, máquinas, ferramentas, materiais, instalações do ambiente e a própria realização da atividade Page 18 17 laboral.

A mais simples e objetiva é: perigo é tudo aquilo que tem potencial de causar uma perda ou fatalidade. Sendo assim, qualquer situação pode apresentar um perigo. Por exemplo, dirigir sem carteira de motorista, um piso escorregadio, uma tempestade, uma área energizada, um produto químico.