Como identificar oração coordenada é subordinada?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Definições + exemplos. Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.

As orações coordenadas assindéticas são caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo. Exemplos: Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos. Pegou a chave, abriu a porta, suspirou fundo.

Tipos de orações coordenadas sindéticas

  • aditivas;
  • adversativas;
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

5 dicas para estudar as orações subordinadas

  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Dependendo das circunstâncias que expressam, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

As orações subordinadas substantivas são classificadas em seis tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

A conjunção POIS pode ser empregada no INÍCIO (explicativa), no MEIO (conclusiva) e no FINAL (conclusiva) da oração. POIS [conjunção explicativa] – Usa-se no INÍCIO da oração em que se justifica ideia expressa na oração anterior.

O Período Composto por Subordinação é aquele cujas orações dependem sintaticamente uma da outra para que façam sentido. É o contrário do que acontece com o período composto por coordenação, em que as orações independem em termos sintáticos.

Além disso, é importante dizer que esse tipo de oração pode ou não ser introduzida por uma conjunção. As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras para ter sentido completo. Quando as orações não são ligadas entre si por conectivos, são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Quando as orações são ligadas por conectivos, são chamadas de orações coordenadas sindéticas.

A oração coordenada sindética explicativa transmite a explicação de uma ideia expressa na oração anterior.

Orações subordinadas são orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela. Exemplo: Espero que você chegue. No exemplo acima temos duas orações: “Espero” e “que você chegue”.