Como identificar obras barrocas?
Principais características do barroco
- a tentativa de comover e impressionar o observador;
- o prestígio dos elementos religiosos;
- a exuberância e a dramaticidade;
- jogos de luz que apresentam fortes contrastes entre luz e sombra;
- pinturas que promoviam efeitos ilusionistas;
- a riqueza de detalhes;
- o exagero decorativo;
O que é predominante na arte barroca?
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.
Quais as 4 principais características do Barroco?
As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.
Quais são as 4 principais características do barroco no Brasil?
Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.
Quais são as 3 características do barroco?
Quer na escultura, quer na pintura, podemos observar algumas Caracteristicas do Barroco, tais como: a grandiosidade. a teatralidade. o movimento.
Quais são os elementos do barroco?
Contrastes, dualidades e excessos; Temas religiosos e profanos; Estilo exuberante e decorativo; Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.
O que não é característica do barroco?
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
Qual é a característica evidente na arte e arquitetura barroca?
Entre as principais características dessas obras estão: extravagância, a intenção de trazer o público para dentro do cenário da obra, assim como obras subjetivas com grandes ornamentações, proximidade com o real, ligação com as emoções humanas e efeitos teatrais, com efeitos de luz.
O que é uma construção barroca?
Arquitetura barroca é um estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, precedido pelo Renascimento e Maneirismo. Ele foi predominante na Europa entre os séculos XVI e primeira metade do século XVIII. A palavra barroco significa “pérola irregular, imperfeita”.
O que é estrutura barroca?
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.
Qual é a principal característica da pintura barroca?
A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.
Qual era o principal foco das obras barrocas?
Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.
Quais são os pilares da arte barroca?
As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
O que o Barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.