Como identificar o verbo-nominal?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).

Por Exemplo:
saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.

Verbos como esse são chamados de verbos de ligação e servem para unir duas palavras de caráter nominal. Assim, um predicado que possua em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito é chamado de predicado nominal, pois seu núcleo não está no verbo, mas no nome que se refere diretamente ao sujeito.

O predicado pode ser classificado em predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal, conforme a classificação do seu núcleo.

  • Predicado verbal. Dessa forma, temos que no predicado verbal o núcleo é um verbo significativo, isto é, um verbo que seleciona entre uma e quatro outras posições sintáticas na mesma oração a serem ocupadas por complementos seus para que a oração tenha sentido completo. ...
  • Predicado nominal. ...
  • Predicado verbo-nominal.

O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.

Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação. Isso quer dizer que o predicado será uma qualidade ou estado do sujeito, e não uma ação como no caso anterior. Predicado verbo-nominal: quando há presença de dois núcleos, um sendo verbo e o outro sendo o nome.

Predicado verbo-nominal
É formado por dois núcleos: um verbo de ação e um nome. O verbo indica uma ação do sujeito e o nome (substantivo ou adjetivo) caracteriza o estado do sujeito ou do objeto.

O predicado é classificado como nominal quando seu núcleo é um nome (substantivo, adjetivo, pronome), unido ao sujeito por meio de um verbo de ligação (aquele que expressa um estado permanente, transitório, aparente etc.).

Complemento nominal e complemento verbal
Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: As crianças têm medo do escuro. (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”)

Alternativa correta: e) Alan continua atencioso comigo. Predicado nominal: continua atencioso comigo.

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo. Para fazer concordância verbal e nominal correta é necessário observar a que termo ele se refere.

Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais.

O núcleo do sujeito é definido como a palavra que forma e relaciona o sujeito com as outras palavras da frase. Ele é o termo que possui a maior relevância semântica dentro de uma oração. Os sujeitos podem ser classificados em determinado (simples, composto e oculto) inexistente ou indeterminado.

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado. Há orações com sujeito inexistente, isto é, elas não possuem sujeito. Em uma oração, o sujeito pode estar anteposto ou posposto ao verbo.

Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.

O que é o complemento nominal:
O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.