Como identificar o que estou sentindo?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias. Já na languidez, seguem fazendo as atividades do dia a dia, mas apenas num modo de cumprir, sem animação, sem enxergar um propósito na realização delas. A sensação é que os dias estão se arrastando no meio das diversas tarefas e obrigações.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo.

Os sentimentos ruins afetam como um todo a mantença da inteligência emocional em nossas vidas, mas principalmente a competência emocional pessoal. Não adianta querer entender, compreender e conviver com as emoções de outras pessoas se nem a si próprio você consegue perdoar.

A ansiedade é considerada uma emoção normal quando surge em momentos em que enfrentamos situações que podem nos provocar medo, dúvida ou alguma expectativa diante dos fatos. Por vezes, ficamos com temor de que as coisas não aconteçam como prevíamos e/ou gostaríamos.

Em seguida, confira as nossas dicas para superar essa sensação.

  1. Entenda a origem da angústia. Sempre que se sentir angustiado, reflita sobre a origem dessa sensação. ...
  2. Faça exercícios físicos. ...
  3. Descanse quando necessário. ...
  4. Não guarde ou ignore os seus sentimentos. ...
  5. Aprenda a lidar com situações adversas. ...
  6. Faça terapia.

Muitas vezes a falta de carinho e afeto, vem da consequência da relação familiar, a frieza dos pais, a falta de diálogo, são fontes para que o filho ache isso “normal”, e dê continuidade a esse modo de agir, e depois venha a sofrer dificuldades em relacionamentos lá na frente.

Sentimento de vazio: o que fazer?

  1. Entenda mais sobre o sentimento de vazio.
  2. Busque se conhecer melhor.
  3. Evite comportamentos compulsivos e autodestrutivos.
  4. Engaje-se em atividades prazerosas saudáveis.
  5. Tenha objetivos e descubra um sentido maior.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Sendo assim, caso você ainda esteja se perguntando qual vem primeiro, a resposta é o sentimento, uma vez que a razão sem emoção não tem sentido. Pode parecer besteira mas entender e saber controlar a relação entre ambos é fundamental para fomentar sua inteligência emocional.