Como identificar o pronome relativo?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor.

Pronomes relativos invariáveis
Na frase, aparece precedido por preposição. Exemplos: Ele era meu cônjuge, a quem confiei a minha história. Essa é a criança a quem doei o enxoval.

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

Pronomes relativos são palavras que se referem a um termo antecedente, ou seja, a uma palavra que aparece anteriormente. Os pronomes relativos estabelecem uma ligação com esse termo antecedente e iniciam uma nova oração. Este é o museu que eu visitei. Orações simples: Este é o museu.

Significado de Relativos
O mesmo que: proporcionais, atinentes, casuais, concernentes, pertencentes, referentes, relacionados, tocantes.

b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente. Atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de modo e de tempo. Exemplos: É estranho o modo como ele me trata.

Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Assim podemos observar que os pronomes relativos são utilizados, majoritariamente, para ligar um termo ou uma oração a outro termo ou a outra oração e para substituir um termo já usado no enunciado, mas sempre de modo específico e de acordo com o termo que está sendo substituído.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.

O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Significado de Relativo
adjetivo Que expressa relação entre uma coisa e outra; relacionado: assunto relativo ao clima. Que faz referência a; que pode se referir a algo ou alguém; referente: o valor relativo ao mês passado já foi pago. Cuja ocorrência se dá ao acaso; casual: honestidade é coisa relativa.

Relativo é um termo usado para caracterizar algo como relacionado a outra coisa, demonstrando haver uma relação ou referência entre ambos. Quando se diz que determinada situação é relativa de outra, por exemplo, quer dizer que a primeira está ligada a segunda, sendo uma consequência ou desencadeadora desta.