Como identificar o perfil de um gestor?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Entre as características de um gestor de sucesso, estão habilidade em comunicação, visão estratégica, orientação para resultados e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados ganha-ganha, beneficiando o time, a empresa e o próprio líder. Por isso, é útil investir no aprendizado e crescimento contínuo.

Confira, a seguir, os cinco perfis de gestores mais comuns e veja em qual você se encaixa.

  • 1 – Gestor Democrático. ...
  • 2 – Gestor Autoritário. ...
  • 3 – Gestor Coach. ...
  • 4 – Gestor Paternalista. ...
  • 5 – Gestor Exigente.

Perfil de gestão: qual a importância? O perfil do gestor influencia diretamente o desempenho da equipe e, consequentemente, a entrega de resultados da empresa.

Maus Gerentes não se preocupam com seus subordinados. Eles perdem mais tempo em procurar coisas que seus subordinados estão fazendo de errado, em vez de coisas gratificantes que estão fazendo corretamente. Eles não têm nenhum interesse ativo em seu trabalho, esforço, sua vida em casa ou seus problemas.

Ser pouco claro sobre metas e expectativas
E liderar uma equipe exige uma boa comunicação. É fundamental ser muito claro com seus subordinados. Todos os colaboradores devem estar a par das metas individuais e coletivas, inclusive para saber quais projetos requerem maior atenção.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

A seguir, conheça seis habilidades que são essenciais a todo gestor.

  1. Comunicação. ...
  2. Ter habilidades técnicas da área em que trabalha. ...
  3. Ser capaz de delegar atividades. ...
  4. Exercer a liderança pelo exemplo. ...
  5. Capacidade de gerenciar conflitos. ...
  6. Pró-atividade.

Um bom gerente não é um chefe, portanto, ele não apenas comanda, mas segue à frente de sua equipe, liderando. Portanto, ele deve demonstrar motivação, competência e proatividade, de forma a influenciar positivamente seu time com bons exemplos.

Entre os 4 tipos de perfil comportamental temos: o comunicador, o analista, o planejador e o executor.

Quais são os 4 principais tipos de perfis comportamentais?

  1. Comunicador. É a pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma. ...
  2. Executor. Sabe aquela pessoa que chega em um ambiente e o domina? ...
  3. Analista. Tem como características ser detalhista, meticuloso e preocupado. ...
  4. Planejador.

Estar em uma posição de gestor é assumir a responsabilidade não apenas de dar ordens, mas também de saber ouvir. Envolver verdadeiramente a equipe nas decisões que afetam a rotina de trabalho e ponderar as sugestões que são dadas pelos colaboradores são essenciais para um bom gestor.

Cuide da capacitação profissional
O fato é que profissionais mais qualificados são respeitados pela equipe e, como vimos, esse é um dos pressupostos para garantir a liderança dentro da organização. Claro que a capacitação do gestor é fundamental, mas ele também deve apostar na qualificação dos profissionais.

O gestor é aquele profissional responsável por organizar os objetivos da empresa, planejar as metas e delegar as tarefas para que os colaboradores consigam colocar em prática o que a empresa almeja. Sendo assim, ele tem um papel essencial na rotina empresarial.

Para que alguém possa ser considerado um bom gestor, é preciso que seus resultados, dos seus colaboradores e do negócio como um todo, sejam facilmente mensuráveis. Assim, o trabalho precisa estar atrelado a metas. Para que essa estratégia seja mais facilmente implantada, pode ser interessante identificar metas SMART.

Agir de forma não condizente com o que fala
A equipe é o reflexo de seu líder e de suas atitudes e não do seu discurso. Um bom gestor é um exemplo e deve se portar como tal. Portanto crie uma coerência entre suas ações e o que fala, seja para se espelharem em suas atitudes como para criticá-las posteriormente.

Os principais desafios de um gestor

  • Desafio 1: Lidar com desempenho não satisfatório. ...
  • Desafio 2: ter conversas difíceis. ...
  • Desafio 3: trazer o melhor das pessoas. ...
  • Desafio 4: dispensar um colaborador. ...
  • Desafio 5: permanecer motivado. ...
  • Desafio 6: comunicação eficaz com a equipe.

Liderança, iniciativa, agilidade, versatilidade, maturidade, pensamento estratégico… São muitas as qualidades que se esperam de um gestor. Principalmente no competitivo mercado atual, que vem exigindo desempenho acima da média e habilidades bem específicas de quem decide atuar na gestão de uma empresa.

Segundo especialistas, uma empresa só vai promover a gestor um profissional que tenha as seguintes características: ser confiável, comunicativo, comprometido e responsável. Além de saber lidar com recursos financeiros e crises, é claro.

São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

A gestão é uma especialização da administração e também do gerenciamento. Logo, o gestor faz basicamente a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa.