Como identificar o passivo exigível?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O que é o passivo exigível? O passivo exigível é a conta que abrange as dívidas com terceiros que deverão ser quitadas dentro de um determinado período. Ele é facilmente encontrado no balanço patrimonial da empresa, com valor atualizado até a data de fechamento do negócio.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

olá, o exigível a longo prazo compõe as obrigações da empresa que tem prazo p/pagto. superior a 12 meses, a contar da data do levantamento do último balanço patrimonial; o exigível a longo prazo faz parte do grupo "passivo não circulante".

O que é Passivo Exigível? Chamamos de passivo exigível o conjunto de passívos circulantes e não circulantes de um negócio, que serão devidamente cobradas no momento do vencimento. Ou seja, é um termo que diz respeito às atividades contábeis e financeiras de uma companhia.

As obrigações, todas elas possuem uma data de vencimento e nessa data seu pagamento será exigido. Essas obrigações são chamadas de passivo exigível e representam as contas que abrangem as dívidas com terceiros e que deverão ser quitadas dentro de um determinado período.

PET é o Passivo Exigível Total, ou seja, a dívida total, composta pela soma de Passivo Circulante e Passivo Não Circulante.

Significado de Exigível
adjetivo Que pode ser exigido. [Direito] Diz-se de obrigação que, vencida mas não prescrita, pode ser imediatamente reclamada em juízo.

Assim, podemos assumir que a questão correta é a letra d.
capital alheio, débitos da empresa, recursos de terceiros e obrigações. "Recursos correntes" não é sinônimo de Passivo exigível; é apenas uma parte deste.

São exemplos de passivos circulantes:

  • Despesas com fornecedores.
  • Duplicatas a pagar.
  • Títulos.
  • Parcelas de empréstimos bancários.
  • Salários.
  • Encargos sociais.
  • Impostos.

Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.

  • Passivos circulantes.
  • Passivos não circulantes.
  • Ambientais.
  • Passivos a descoberto.
  • Passivos permanentes.
  • Operacionais.
  • Passivos flutuantes.

Aquela em que o pagamento pode ser pleiteado em juízo.

Passivo exigível a longo prazo são as obrigações de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido.

Nesse sentido, o passivo circulante é o conjunto de obrigações e dívidas a curto prazo de uma empresa, chamado também de exigível a curto prazo. Portanto, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante.

A principal diferença entre o passivo circulante e o não circulante é o prazo de vencimento da obrigação. Ou seja, se um passivo vencer em menos de um ano, sua classificação é de passivo circulante. Caso o seu vencimento for superior a doze meses, ele é classificado como passivo não circulante.

Passivo exigível a longo prazo são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. São exemplos os financiamentos, títulos a pagar, entre outros.

Em contabilidade, o exigível total compreende, em suma, o quanto uma determinada empresa adquiriu de determinado capital de terceiros para cada valor monetário de recursos totais.

Se o "Exigível Total", representado pelo Passivo Circulante, acrescido do Passivo não- circulante, for maior que o "Ativo Total", que representa o investimento, a empresa estará em completo estado de insolvência, ou seja, nem vendendo todo seu patrimônio, conseguirá pagar suas dívidas.