Como identificar o início do mal de Alzheimer?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

As células do cérebro no hipocampo, uma parte do cérebro associada com o aprendizado, são normalmente as primeiras a serem danificadas pelo Alzheimer. É por isso que a perda de memória, principalmente a dificuldade em lembrar informações recentemente aprendidas, é normalmente o primeiro sintoma da doença.

Quais são as fases do Alzheimer?

  1. Pré-demência. Apesar de já haver danos cerebrais, em sua fase inicial, a doença de Alzheimer pode não apresentar sintomas. ...
  2. Estágio inicial ou leve. Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro sintoma do Alzheimer é a perda de memória recente. ...
  3. Estágio intermediário. ...
  4. Estágio avançado.

Com o tempo, por meio de um processo que os cientistas ainda tentam entender, acredita-se que esses oligômeros “tóxicos” da beta-amilóide se desenvolvam como Alzheimer. Para identificá-los, os pesquisadores desenvolveram um teste de laboratório que pode medir os níveis de oligômeros beta-amilóide em amostras de sangue.

Esquecimentos eventuais, especialmente em momentos de muito cansaço ou estresse emocional, costumam ser aceitáveis. Quando há comprometimento das atividades de vida diária, com queda no rendimento e performance no trabalho e no ambiente acadêmico, faz-se necessário uma avaliação com um médico neurologista.

Perda da noção de tempo e desorientação
As pessoas com Doença de Alzheimer podem perder a noção de datas, estações do ano e da passagem do tempo. Podem ter dificuldades em entender alguma coisa, que não esteja a acontecer naquele preciso momento. Às vezes podem até esquecer-se de onde estão ou como chegaram até lá.

Ambas podem possuir um curso crônico e progressivo. Entretanto, a Doença de Alzheimer (DA) é marcada pelo distúrbio cognitivo relacionado à memória, principalmente a memória episódica. Enquanto que a demência vascular tem maior comprometimento da função executiva e tendem a ter melhor aprendizado verbal e recordação.

A ressonância magnética (RM) pode detectar alterações nas estruturas cerebrais que indicam o início da doença de Alzheimer. O diagnóstico precoce do CCL devido à doença de Alzheimer é importante porque as pessoas com CCL podem se beneficiar de um tratamento precoce para prevenir ou retardar o declínio cognitivo.

Tomografia computadorizada
Não é possível identificar a neurodegeneração causada pelo Alzheimer com essa técnica. No entanto, é possível eliminar hipóteses como tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Além das alucinações, um dos problemas na Doença de Alzheimer é que, à medida que ela avança, principalmente na fase mediana e entrando para a fase avançada, o paciente vai fragilizando fisicamente. A musculatura atrofia no que chamamos de SARCOPENIA (pouco músculo).

Veja quais são os sinais de Alzheimer!

  • Perda de memória. ...
  • Dificuldade de executar tarefas diárias. ...
  • Desorientação. ...
  • Problemas de discernimento e linguagem. ...
  • Repetição de tarefas ou situações. ...
  • Alteração brusca de humor. ...
  • Perda de iniciativa.

Estágios (fases)
A doença pode vir ainda acompanhada de depressão, ansiedade e apatia. A Doença de Alzheimer costuma evoluir para vários estágios de forma lenta e inexorável, ou seja, não há o que possa ser feito para barrar o avanço da doença.

Porém, pessoas com Alzheimer familiar (que ocorre quando vários parentes têm o diagnóstico) costumam apresentar sinais da doença bem antes dos 65 anos.

Solicita-se que o paciente desenhe um relógio com os ponteiros indicando uma determinada hora. Não existe um limite de tempo determinado para finalização do teste. A sensibilidade desse teste é maior que 86% e a especificidade superior a 96% quando esse teste é comparado a outros instrumentos.

Atualmente, esse tipo de exame está disponível apenas em instituições privadas de saúde e custa R$ 10 mil.