Como identificar o fim de um relacionamento?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Brigar por assuntos irrelevantes pode ser uma forma de chamar a atenção ou de descontar a raiva, e também sinaliza alguma disfunção. Terminar as brigas com raiva, ressentimento, amargura e indisposição para se reconciliar também indicam a falência do relacionamento.

Raiva: Fase em que a pessoa pode ter raiva de si mesma, se estiver sofrendo, e concluir que a responsabilidade pela separação foi dela. Ela fica hostil, pode perder a confiança nos relacionamentos, sente-se injustiçada, vitimada e não merecedora de tanta dor.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

Você está discutindo sobre as mesmas coisas e os argumentos ficaram mais desagradáveis. Você pode ficar com raiva de seu cônjuge ou até de si mesmo. A intimidade secou e você se sente sozinho. Você pode se sentir atraído por outra pessoa — e reconhece isso como um sinal de alerta alarmante.

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

10 coisas que os homens fazem quando terminam um namoro

  1. Dar em cima de várias garotas. ...
  2. Sair para beber (muito) ...
  3. Sair, viajar, cair no mundo com os amigos. ...
  4. Ficar no pé da ex. ...
  5. Tentar se reaproximar de casos antigos. ...
  6. Colar nos mesmos rolês e ignorar a ex. ...
  7. Dar em cima de amigas/conhecidas/inimigas dela.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo. De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas.

Descobrindo se alguém sente a sua falta após perderem o contato ou terminarem um relacionamento. Sugira um encontro e preste atenção à reação do amigo. Ao sentir que a amizade está se desfazendo e você deseja saber se ele tem saudades, convide-o para um programa leve e legal, como tomar um café ou lanche.

Mas reconstruir um relacionamento também pode ser uma aventura tentadora - até mesmo um objetivo para algumas pessoas, especialmente quando as histórias de sucesso soam como algo saído de um conto de fadas. Além disso, pesquisas sugerem que o número de casais que se separam e voltam a ficar juntos chega a 50%.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

Falta de comunicação e de investimento na relação lideram os desentendimentos que levam ao término, apontam psicóloga de casais e advogada de família. Os motivos que fazem as pessoas quererem ficar juntas são bem conhecidos - o amor, a vontade de estar perto, o sonho de um futuro em comum.

Não há nada mais tóxico ao casal do que uma situação de constante disputa, já que isso corrói pouco a pouco o relacionamento, até se tornar algo insuportável. A convivência com alguém que demonstra estar o tempo todo fiscalizando os atos do outro, só para ter razão, pode destruir o casamento.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

O divórcio sem machucar os filhos e o casal é sempre a melhor solução. Tudo isso se justifica pois o divórcio litigioso pode levar os envolvidos, principalmente os filhos, a um esgotamento emocional muito grande.

A maioria dos casais que se divorciaram alegam que tomaram essa decisão por conta do desgaste da vida a dois. Ou seja, com o tempo, esqueceram de alimentar o sentimento, como faziam antes do casamento. Logo, embalaram tudo na mesmice do cotidiano. Desse modo, o desânimo se torna inevitável e logo vem o divórcio.

Comece a falar com ele normalmente, sem flertar. Inicie conversas normais e agradáveis. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, diga o que tem a dizer e deixe-o falar. Mostre que ele pode conversar com você sem sentir que deve se desculpar por qualquer coisa.

Se essa pessoa não tiver confiança para dar o primeiro passo, o fato de você ter parado de correr atrás pode significar o fim desse relacionamento, seja qual for o tipo de relação. A sensação de desvalorização por esse afastamento, acaba impedindo essa continuidade.