Como identificar o corpo do texto?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Corpo do texto: é seguida a estrutura clássica de introdução, desenvolvimento e conclusão, com os devidos cuidados para que a mensagem seja transmitida com clareza, concisão e por meio do uso da norma-padrão da língua portuguesa.

As ideias desenvolvidas em cada parágrafo devem estar relacionadas com a ideia principal do texto, que geralmente é apresentada na introdução; caso contrário, seu texto se transformará em um amontoado de argumentos sem qualquer tipo de ligação uns com os outros, efeito pra lá de indesejado.

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.

Quando usamos a citação direta curta, devemos referencia-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraído. Tudo separado por vírgulas.

Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar. Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço”

* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.

Corpo do texto: é nesse espaço que geralmente o anunciante expressa uma necessidade que ele supõe ser a de sua audiência, uma necessidade que pode ser saciada por meio de uma ação.

A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim. O título costuma auxiliar na identificação da ideia central. Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Um texto se divide em pelo menos duas unidades, por exemplo, capítulos ou parágrafos. Ele deve se dividir em pelo menos duas orações, que são partes extraíveis do texto. O texto sempre transmite alguma informação ao leitor ou ouvinte. Cada vez que se começa um novo enunciado, devemos transmitir algo novo para o leitor.

Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

De forma geral, o parágrafo é toda divisão do texto. Ou seja, é uma estrutura textual que compreendem uma ideia do texto. De forma prática, o texto completo representa um conjunto inteiro em si — formado por frases que se relacionam por elementos de coesão e de coerência.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

O primeiro parágrafo de uma notícia é chamado de lide ou lead (em inglês). Ele é a abertura do texto e apresenta resumidamente as informações que serão desenvolvidas no corpo da notícia.

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia, mês e ano.

Para citar um site em uma lista de referências de acordo com os requisitos do estilo APA (7a ed.) indique os seguintes dados na referência bibliográfica: dados do(s) autor(es), data de publicação, título da página da web, nome do site e endereço URL (link).

Citação direta: Quando utiliza exatamente as palavras do autor citado, sempre entre “aspas”; Citação indireta: As palavras são próprias mas explicam o conceito de outro autor, integrado ao texto principal; Nota: Ao pé da página, inclui comentário de referência ou fonte para explicar uma palavra ou conceito.

A carta é um texto escrito em prosa, destinado a alguém (pessoa, instituição, grupo), a fim de estabelecer-se um diálogo formal ou informal sobre determinado assunto de relevância pessoal ou coletiva. Apresenta os seguintes elementos estruturais: data, vocativo, assunto e despedida.